sexta-feira, 5 de maio de 2023

Oficinas dos Arrastões do Pavulagem 2023 começam neste sábado, 6


Com patrocínio da Equatorial Pará, primeiro dia deve juntar cerca de 670 pessoas inscritas nas oficinas e ensaios de Dança, Percussão e Perna de Pau.

Começa neste sábado, 6, a partir de 15h, a temporada tradicional de oficinas que antecedem os Arrastões do Arraial do Pavulagem. A programação será de 6 a 21 de maio, em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem, que fica localizado na avenida Boulevard Castilhos França, 738, no bairro da Campina, e reunirá cerca de 670 brincantes em oficinas de Dança, Percussão, Banjo e Perna de Pau.

As oficinas são vivências culturais que preparam os participantes para o chamado "Batalhão da Estrela", grupo oficial de brincantes que toca e faz performances durante os famosos cortejos do Arrastão do Pavulagem, que enchem as ruas de Belém com um show de cultura popular da Amazônia nos meses de junho e julho.

As oficinas e ensaios serão realizados de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, sábados das 15h às 18h, e aos domingos das 10h às 12h. Vale ressaltar que, no primeiro encontro, quem se inscreveu precisa levar um documento oficial com foto para confirmar a inscrição. As atividades são democráticas e com espaço para todos os públicos, de crianças a idosos.

Com o tema "Arrastão do Pavulagem 2023 - Arraial por um Mundo de Paz", o evento realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, tem patrocínio da Equatorial Pará, por meio da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e Prefeitura de Belém, através da FUMBEL, além de contar com apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).

“O Arrastão do Pavulagem é uma das manifestações culturais mais importantes do estado e a Equatorial Pará já é uma parceira de longa data do projeto. Acreditamos no poder transformador da arte na vida dos milhares de paraenses que são alcançados com esta iniciativa. A empresa é a maior patrocinadora de cultura do estado e não poderia ficar de fora dessa grande festa tão representativa para todos nós”, destaca Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará.

Segundo Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, a participação nas oficinas é muito importante para os cortejos.
"É nesse momento que os instrutores repassam detalhes importantes sobre como lidar com os instrumentos, como andar de Perna de Pau com segurança, as letras dos cantos e muito mais. O brincante pode viver dias de compartilhamento de saberes e, como resultado dessa dedicação, ir para a rua conosco fazer parte do Batalhão da Estrela, que é um núcleo do Arrastão do Pavulagem”, conta.

Confira o calendário de atividades do Arrastão do Pavulagem 2023:
https://tinyurl.com/CalendarioArrastao
Serviço:
Quando: 06 de maio
Onde: em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (avenida Boulevard Castilhos França, 738 – Campina)
Horário: A partir de 15h
Foto: Ingrid Bittencourt/Arraial do Pavulagem