terça-feira, 9 de maio de 2023

Unidade Tapajós da Ufopa ganha redário para comunidade acadêmica e visitantes

 

Um espaço destinado para descanso da comunidade acadêmica e da sociedade em geral que visita a Ufopa, em Santarém, foi projetado por alunos do curso de Engenharia Florestal do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). O local, denominado “Refúgio da Florestinha”, está em pleno funcionamento desde a tarde de quinta-feira, 4, após a entrega oficial, no bosque da Unidade Tapajós, próximo à quadra de vôlei.

A iniciativa é fruto do projeto Legacy – “Treinamento e Capacitação em Utilização e Tecnologia de Bioprodutos Florestais”, coordenado pelo professor Fernando Andrade, e faz parte da disciplina “Indústria de Produtos Florestais I”. No local foram instalados 13 armadores de rede.

De acordo com o professor Fernando Andrade, o projeto prevê que cada turma de Engenharia Florestal idealize um objeto que sirva de legado e fique permanente em benefício da instituição e da sociedade em geral. “A primeira ação do projeto foi realizada em 2016, com a entrega de dois bancos que ficam próximo à portaria da Unidade Tapajós da Ufopa, em Santarém. Nesta ação, os alunos realizaram a entrega de um redário elaborado com esteios de maçaranduba oriundos de manejo sustentável e doados pela empresa Algimi Florestal”.

O coordenador ainda explicou que os alunos trabalharam na preparação dos esteios, com lixamento e aplicação de verniz, e em seguida eles foram instalados no local com apoio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). “Além do redário, foi entregue também um novo banco para a parada do Intercampus, confeccionado com madeira de tauari e impermeabilizado com resina a base de mamona. O material foi doado pela empresa Impergev. O banco leva o nome de ‘Tauarinter’ e mostra que é possível verticalizar a confecção de produtos de madeira de alto valor agregado utilizando material de menor valor comercial e produtos impermeabilizantes mais sustentáveis”, disse o professor, ao lembrar que na oportunidade foi retirado, para reforma, um dos bancos onde alunos aguardavam o ônibus Intercampus.

Novos projetos – Professor Fernando Andrade destacou que novos projetos já estão sendo idealizados e permitirão que discentes apliquem, na prática, conhecimentos vistos em sala de aula e os transformem em produtos cada vez mais úteis à comunidade acadêmica e externa.

Um dos alunos que compôs a equipe do redário “Refúgio da Florestinha”, Weden Vasconcelos, destacou que “projetos desta natureza permitem atender a uma demanda discente antiga da Ufopa, que seria ter um local de descanso após o horário das refeições no Restaurante Universitário, em especial os alunos que estudam em tempo integral”.

Colaboradores – O projeto contou com apoio das empresas Algimi Florestal e Imperveg e recebeu apoio institucional do Laboratório de Tecnologia da Madeira, da direção do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) e da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). A inauguração contou com a presença do diretor do Ibef, professor Thiago Vieira, além de professores e técnicos do instituto e de alunos, que puderam aproveitar para descansar nas redes instaladas na inauguração.

O Impacto com informações da Ufopa
Imagem: Ascom Ufopa