Distribuidora de energia dá dicas que devem ser seguidas no dia a dia para garantir segurança à vida.
O uso da energia elétrica de forma segura é fundamental para evitar problemas. Por isso, a Equatorial Pará reforça as orientações para evitar acidentes com a rede elétrica, que podem causar danos graves e até fatais.
Atualmente, o setor da construção civil é tido como um dos maiores ofensores dos acidentes com a rede elétrica envolvendo população. O setor é responsável por 55% dos acidentes, de acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), seguido por acidentes com população da zona rural com 30% e outras como instalações de antenas, furto de energia, podas e pipas.
No caso da construção civil, esses números aumentam, devido ao grande número de reformas de pequeno e médio porte sem a supervisão de profissionais qualificados. A falta de conhecimento, como, por exemplo, a distância segura da rede elétrica, na hora de movimentar uma vara de ferro que é um condutor de energia, é responsável por numerosos acidentes que, em grande parte, resultam em fatalidades.
Para o técnico de segurança da Equatorial Pará, Robson Pinheiro, manter uma distância segura mínima de 3 metros da rede e jamais manusear qualquer tipo de objeto próximo à fiação elétrica estão entre as lições que devem ser seguidas à risca na hora de construir ou reformar. “Mesmo sem tocar na rede, em determinadas situações, descargas elétricas podem ocorrer e, por isso, todo o cuidado é pouco quando se trata de eletricidade”, explica.
Normalmente nas áreas urbanas os fios que vão próximos ao topo dos postes são redes de Alta Tensão, acima de 13.000 volts. Portanto, muito perigosos. Por isso, ao construir ou reformar um imóvel, o proprietário, além de observar as determinações contidas no Código de Posturas do Município, deve procurar a Equatorial Pará, a fim receber as orientações necessárias.
Padrões
A Equatorial Pará constrói e mantém a sua rede elétrica dentro dos padrões técnicos e de segurança estabelecidos com o objetivo de garantir que as pessoas não corram riscos. Mas, antes de se fazer qualquer construção, a pessoa responsável sempre deve verificar a localização da rede de distribuição de eletricidade e manter a distância.
Com todos os cuidados, é possível minimizar consideravelmente os números de acidentes provocados pela falta de atenção com a rede elétrica. Somente profissionais habilitados podem fazer procedimentos na fiação.
Mais dicas de segurança para evitar riscos com a eletricidade:
- Todo material considerado condutor de energia elétrica, sobretudo barras de ferro e arames, devem estar sempre afastados da rede elétrica;
- Ao construir ou reformar um imóvel, é necessário respeitar a distância mínima entre a obra e rede elétrica estabelecida pelo código de obras de cada município. Dessa forma, é possível evitar o contato acidental de grades, varandas e marquises;
- Cuidado também ao manusear escadas, vergalhões, arames, réguas e outros materiais metálicos. Procure fixá-los longe da fiação da Equatorial, calculando uma distância segura para que, em caso de queda, não atinja a rede;
- Para evitar choques durante a obra, é necessário manter a fiação longe do contato com a água e evitar deixar os fios elétricos espalhados pelo chão e sem proteção;
- Não se deve utilizar equipamentos elétricos estando descalço;
- A amarração dos cabos não deve ser feita nas ferragens ou partes metálicas;
- Os benjamins, mais conhecidos como “T’s”, não devem ser usados em caráter definitivo.
Todo acidente ou situação de risco com a rede elétrica deve ser comunicado imediatamente à Equatorial Pará, pelo 0800 091 0196 (ligação gratuita).
Ascom- Equatorial / Santarém
DIVULGAÇÃO - www.blogdocolares.com