segunda-feira, 4 de março de 2024

Equatorial Pará alerta para os riscos de utilizar o celular conectado à tomada


Ano passado, 521 acidentes por choques elétricos foram registrados no país, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade - ABRACOPEL, dos quais 350 foram fatais.

A morte de uma adolescente de 16 anos, na comunidade Mojú do Belarmino, município de Mojuí dos Campos, região oeste paraense, na última sexta-feira, 1º. de março, acende o alerta para uso e o carregamento do celular. Conforme levantamento feito pela Equatorial Pará, as causas mais frequentes de acidentes elétricos com celular são: utilizar o aparelho enquanto carrega, carregar o em tomadas danificadas ou com adaptadores não originais.

 São três as partes do celular que precisam de mais atenção: bateria, tela e processador. Elas estão diretamente relacionadas com a corrente elétrica que percorre os condutores por um tempo. Quanto maior o poder de processamento, mais consumo de energia e calor gerado. Quando o aparelho celular está carregando na tomada, ocorre aumento de temperatura da bateria, essa condição pode causar até uma explosão.

Na prática, carregadores e celulares são construídos de maneira segura, evitando choques e explosões, porém, se houver falha no carregador, principalmente os que não são originais, ou mesmo na própria bateria, podem gerar sérios problemas. Por isso, não utilize carregadores falsos, pois não possuem as devidas certificações e garantias de segurança.  

Para sua segurança não utilize o celular (fazer ou atender ligações, rodar jogos e apps pesados, gravar e assistir vídeos) se o aparelho estiver conectado na tomada.  

O Executivo de Segurança da Equatorial Pará, Marcelo Martins, destaca outros cuidados importantes. “Quando o assunto é eletricidade, devemos estar sempre em alerta porque os acidentes costumam ser mais sérios. Devemos nos atentar para as situações de risco dentro de casa, principalmente com crianças e idosos. Outro ponto a observar é a qualidade das instalações elétricas do imóvel, pois fiações muito velhas também podem causar acidentes”, destaca.  

 Fique seguro com as orientações de segurança:

 • Use carregador, cabos e baterias originais;  

• Não carregue o aparelho celular debaixo do travesseiro;

• Não carregue o aparelho celular em locais úmidos, como banheiro, pois, há risco de curto-circuito e choque elétrico caso haja contato com a água;

• Remova da tomada, o aparelho celular durante chuvas fortes;

• Nunca use fones de ouvido com o aparelho celular conectado à tomada, quando durante chuvas fortes;

• Não use adaptadores e extensões para conectar diversos equipamentos, poderá ocorrer sobrecarga e acidentes elétricos com danos materiais e lesões.