Um dos objetivos da Plenária é definir a entrada do Fórum como integrante da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
Fotografo: Reprodução
Prefeito Nélio Aguiar ao lado do ministro Jader Filho, na cerimônia de abertura da Plenária Anual de 2024
O presidente da FAMEP, Nélio Aguiar, participou da cerimônia de abertura da Plenária Anual de 2024 do Fórum das Cidades Amazônicas, que aconteceu na manhã de terça-feira, 16 de abril, no Palácio Antônio Lemos, e contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e representantes de prefeituras de várias cidades da Amazônia Legal.
Um dos objetivos da Plenária é definir a entrada do Fórum como integrante da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Durante o evento, as autoridades enfatizaram a dificuldade do mundo de entender a Amazônia como um espaço composto também por cidades de grande, médio e pequeno portes e de enxergar os moradores dessas cidades que, em geral, também são os primeiros a sentir os efeitos extremos do clima.
“Só na Amazônia Brasileira vivem 28 milhões de amazônidas. Essas pessoas querem ter direito a um bom saneamento, boas escolas, saúde e lazer. Acho que o fundamental é que a gente discuta com o mundo, com as grandes economias, esses direitos do povo.”, ressaltou o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.
Para o presidente Nélio é o momento de acertar, “Precisamos muito de atitudes, vemos falas do mundo inteiro sobre a Amazônia. Existe uma economia mundial que tem interesse nos produtos da Amazônia como ferro, manganês, bauxita e muito mais, porém, precisamos discutir como teremos economia na Amazônia, como vamos fazer com o poder econômico, como vamos agregar o valor, como vamos investir e ajudar a Amazônia e toda sua população”, frisou o gestor.
Desde a criação do Fórum das Cidades Amazônicas, em 2023, o diálogo com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) era de extrema importância para promover maior integração e busca por recursos para os municípios participantes do Fórum. Ainda em 2023, a importância da entidade foi reconhecida pela cúpula de presidentes dos países da Amazônia, que recomendaram aos ministros de exterior de seus respectivos países a incorporação do Fórum à OTCA.
Com informações da FAMEP
Divulgação blogdocolares