
Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os índices de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), lançou nesta segunda (05/05), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), a edição 2025 da campanha Maio Amarelo, que neste ano tem como tema nacional “Mobilidade Humana, responsabilidade Humana” O evento contou com a participação de representantes de diversos órgãos ligados à segurança viária, reforçando o compromisso conjunto de salvar vidas e promover um trânsito mais humano e seguro.
O movimento Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), no Brasil, e desde então ganhou adesão em diversos países. Inspirado pela resolução da ONU que decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011–2020), o mês de maio foi escolhido como referência por ter sido, em 2011, o período em que a ONU propôs ações globais para reduzir as mortes no trânsito. O amarelo simboliza atenção e a sinalização de advertência no trânsito. Atualmente, o movimento é adotado em mais de 30 países, envolvendo governos, entidades civis e o setor privado em uma corrente de conscientização.
Em Santarém, a abertura oficial da campanha contou com a presença do prefeito José Maria Tapajós, do vice-prefeito Carlos Martins, vereadores da Câmara Municipal, além de representantes do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Bombeiros Civis, Exército Brasileiro – por meio do 8º Batalhão de Engenharia e Construção – entre outras instituições.
Durante o evento, o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Marcelino Xavier, destacou que o trabalho em prol da segurança viária deve ser contínuo e envolver toda a sociedade:
“O Maio Amarelo é mais do que uma campanha. É um chamado à responsabilidade coletiva. Aqui em Santarém, temos desenvolvido ações educativas, fiscalizatórias e estruturais para tornar o trânsito mais seguro. Este momento é de união entre os poderes públicos, instituições e a população”, afirmou o secretário.
A programação da campanha inclui blitzes educativas, palestras em escolas, ações interativas em espaços públicos, e mobilizações junto a motociclistas, pedestres e ciclistas. O foco, segundo João Betcel, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da SMT, é despertar a consciência crítica dos cidadãos desde a infância.
“Educar para o trânsito é investir em vidas. Nossas atividades durante o Maio Amarelo vão dialogar diretamente com a comunidade, levando informações que podem evitar acidentes e salvar famílias”, ressaltou Betcel.
O prefeito José Maria Tapajós enfatizou a importância da integração entre os diversos setores da sociedade para fortalecer o compromisso com a vida:
“A Prefeitura de Santarém entende que cada vida importa. A presença de tantos parceiros nesta abertura mostra que estamos no caminho certo. Segurança no trânsito é prioridade, e o nosso governo seguirá investindo em ações que promovam esse direito fundamental”, destacou o chefe do Executivo municipal.
A SMT reforça que o envolvimento da sociedade é fundamental para que as ações do Maio Amarelo se tornem permanentes no cotidiano dos santarenos. A campanha segue até o fim do mês com uma série de atividades descentralizadas nos bairros e distritos do município.
Por: Fabrício Galúcio/Ascom-SMT