
Tadeu Pinho
Objetivo é manter o ordenamento portuário nos principais balneários do município
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta), realizou no último fim de semana, sábado (23) e domingo (24), rondas de segurança para garantir a manutenção do ordenamento portuário nas áreas de interesse turístico e recreativo, conforme descrito no art. 137, Seção VII da Lei Municipal nº 20.534, de 17 de dezembro de 2018, que instituiu o Plano Diretor Participativo de Santarém.
O gestor da Sempta destacou a importância da ação:
“Esse é um trabalho fundamental para alcançarmos o objetivo central, que é manter o ordenamento portuário do município. As rondas de segurança garantem a salvaguarda da vida dos frequentadores das nossas praias, pois nossos agentes de fiscalização intervêm junto aos condutores de embarcações sempre que identificam alguma atitude irregular que possa causar acidentes”, afirmou.
O agente de fiscalização portuária, Jozinei Lopes, também falou sobre a iniciativa:
“A presença da fiscalização portuária, com as rondas de segurança, é essencial para coibir infrações que possam comprometer a segurança dos banhistas nos balneários durante o fim de semana. Nosso trabalho garante o ordenamento e proporciona mais segurança para navegadores, moradores, turistas e visitantes.”
As rondas de segurança abrangeram a extensão da praia do Juá até o Distrito Balneário de Alter do Chão.