O projeto Curimbó – A Música Sagrada e Encantada da Floresta chega a Alter do Chão, em Santarém, nos dias 19, 20 e 21 de setembro, coincidindo com a realização do Sairé, uma das festas mais tradicionais da Amazônia.
A programação gratuita terá três dias de atividades formativas, rodas de conversa e intercâmbio com artistas locais, finalizando com um show colaborativo de carimbó.
Idealizado pelo cantor, compositor e pesquisador André Nascimento, o projeto já percorreu as regiões do Marajó (Soure) e do Salgado (Fortalezinha), promovendo encontros entre mestres da cultura popular, músicos e produtores culturais.
Agora, a iniciativa chega ao Tapajós, reforçando a proposta de valorizar a memória, a ancestralidade e a força do carimbó como expressão viva da floresta.
Ao longo da vivência, os participantes terão contato com aspectos históricos e simbólicos do carimbó, desde suas raízes indígenas, africanas e europeias, até sua relação com o sagrado e as cosmovisões amazônicas. Mais do que oficinas, o circuito é pensado como um espaço de troca, diálogo e celebração.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Instagram oficial do artista: @andrenascimentoartistaoficial. O público-alvo são mestres, mestras, produtores culturais, músicos, artistas populares, poetas e demais agentes culturais a partir de 18 anos.
O projeto é contemplado pelo edital de circulação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB 2025), com realização da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) e do Ministério da Cultura (MinC).
O Impacto