terça-feira, 27 de janeiro de 2026

BELTERRA: COM MEDO PREFEITO VOLTA PROFESSORA – ELA DENUNCIOU AGROTÓXICOS DE SOJEIROS NO OESTE DO PARÁ

 PÓS A DENÚNCIA DO REPÓRTER BRASIL replicada no Blog do Nelson Vinencci, prefeito rapidinho trouxe de volta professora para a escola de onde ela nunca deveria ter saído.

– A professora Heloise Rocha reassumiu uma turma do 5º ano na escola Vitalina Motta, em Belterra (PA). A volta ocorreu após a Repórter Brasil revelar que ela havia sido informada sobre sua retirada da escola cerca de um mês depois de uma decisão judicial suspender o uso de agrotóxicos no entorno de 16 escolas e quatro unidades de saúde no município.

Para a docente, a repercussão da reportagem foi decisiva para ela voltar ao posto. “A tentativa de me transferir foi uma resposta a quem estava incomodado. Não deu certo”, afirmou. Segundo ela, a visibilidade do caso também trouxe mais segurança. “Quanto mais visibilidade, menor a chance de tentarem me atacar novamente”.

Rocha é uma das principais vozes na denúncia de casos de intoxicação por agrotóxicos envolvendo alunos e servidores no Planalto Santareno, no oeste do Pará. A decisão judicial teve origem em um episódio de contaminação na escola onde ela leciona.

Segundo a docente, casos como o seu são comuns na rede de ensino, mas costumam acontecer de forma silenciosa. “Eles acham que a gente está sozinho, que não tem mobilização”.

Saiba mais no site da Repórter Brasil: https://bit.ly/ProfdeVolta

(Por Hélen Freitas / Repórter Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário