Durante o uso da tribuna na Sessão Ordinária desta segunda-feira (09), a Vereadora Enfª Alba Leal (MDB) manifestou publicamente seu apoio ao movimento indígena que ocorre no município e na região, destacando que a mobilização representa uma luta coletiva em defesa de toda a população.
“Quero iniciar minha fala manifestando meu total respeito e apoio ao movimento dos povos indígenas. Esse é um movimento que não beneficia apenas os povos originários, mas toda a população, pois trata de direitos, dignidade e justiça social”, afirmou a parlamentar.
A vereadora informou que protocolou diversos requerimentos e indicações na Casa Legislativa, com foco em melhorias estruturais, educacionais e de saúde para comunidades da zona rural e regiões ribeirinhas.
Entre as solicitações apresentadas, Enfª Alba Leal destacou a construção de quadras cobertas na região do Lago Grande, reiterando pedidos já feitos anteriormente, como a quadra da comunidade Vila Nova do Uruari, São Pedro do Uruari e da comunidade Lírio dos Vales, além da reforma e ampliação de escola na região. Outro ponto de destaque foi a solicitação para a construção de uma nova escola na comunidade de Membeca, na região do Arapixuna.“A comunidade de Membeca já destinou uma nova área para a construção da escola. Essa solicitação se torna ainda mais urgente devido ao fenômeno das terras caídas, que afeta diretamente a segurança e o funcionamento da atual estrutura. Pedimos que o prefeito José Maria Tapajós possa liberar, no menor espaço de tempo possível, a construção dessa nova escola”, ressaltou. Na área da saúde, a vereadora apresentou indicação à Secretaria Municipal de Saúde solicitando a aquisição de ambulâncias para as comunidades de Santarém Miri, Paissandu, Inanu, Arapixuna e São Pedro do Uruari. “Sabemos que muitas ambulâncias das comunidades estão sucateadas e em condições precárias. Esses veículos, em sua maioria, chegam por meio de emendas parlamentares, e estamos solicitando novos equipamentos para garantir uma assistência de saúde digna à nossa população”, explicou.
A parlamentar também solicitou a manutenção geral das ruas da vila Curuai, reforçando que o pedido já havia sido feito no ano anterior e que, com o início do período chuvoso, a situação das vias se agravou. Além disso, pediu a presença de maquinários para a manutenção da vicinal que dá acesso ao distrito e para a PA-257, que necessita de manutenção periódica. Ainda sobre a PA-257, a vereadora reforçou sobre a realização de uma audiência pública no próximo dia 27 de fevereiro, organizada pela Mesa Diretora da Câmara, com a presença de deputados estaduais e federais. “Essa audiência pública vai tratar da proposta de asfaltamento da PA-257, uma demanda histórica da nossa população e que precisa avançar com diálogo e união de forças”, destacou.
Por fim, Enfª Alba Leal protocolou indicação solicitando a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Curuai, ressaltando que a estrutura atual é insuficiente para atender cerca de 10 mil habitantes, considerando as comunidades do entorno.“A UBS de Curuai já não comporta a demanda existente. Precisamos garantir um espaço adequado para atender com dignidade a população daquela região”, concluiu a vereadora.
Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal

Nenhum comentário:
Postar um comentário