terça-feira, 24 de março de 2009

Aumenta lista de municípios de desmatam Amazônia


O número de municípios que mais desmataram a Amazônia cresceu de 36 para 43. Juntos, são responsáveis por 55% da derrubada de florestas na Amazônia Legal em 2008, que chegou a 11,9 mil quilômetros quadrados. Dos sete municípios incluídos, quatro são do Pará (Marabá, Pacajá, Ituporanga e Tailândia), um de Mato Grosso (Feliz Natal), um de Roraima (Mucajaí) e um do Maranhão (Amarante do Maranhão).
O Mato Grosso lidera com 20 municípios na lista da devastação e deverá continuar na frente, mesmo após a exclusão de 3 cidades que conseguiram reduzir o desmatamento em relação à medição anterior. O Pará, com os quatro novos, chega a 16 municípios, seguido de Rondônia, com 4, Maranhão (1), Amazonas (1) e Roraima (1). A levantamento considera a área total desmatada, o aumento da taxa de desmatamento nos últimos cinco anos e a derrubada de área igual ou superior a 200 quilômetros quadrados de floresta em 2008. No caso do município de Feliz Natal, por exemplo, o desmatamento saltou de 22 para 207 quilômetros quadrados entre 2007 e 2008, informa Luana Lourenço, da Agência Brasil.
Os municípios da lista estão proibidos de realizar qualquer novo desmatamento (mesmo nos casos em que a legislação ambiental permite) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pode exigir o recadastramento de todas as propriedades da região. Os produtores dessas cidades ficam sujeitos às restrições de crédito agrícola impostas pelo Conselho Monetário Nacional.
Confira a lista do 43 municípios que mais desmataram a Amazônia:
Mato Grosso: Alta Floresta, Aripuanã, Brasnorte, Colniza, Confresa, Cotriguaçu, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Querência, São Félix do Araguaia e Vila Rica.
Pará - Altamira, Brasil Novo, Cumaru do Norte, Dom Eliseu, Itupiranga, Marabá, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Paragominas, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tailândia, Ulianópolis.
Rondônia - Machadinho D'Oeste, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Porto Velho.
Maranhão - Amarante do Maranhão.
Amazonas - Lábrea.
Roraima - Mucajaí