segunda-feira, 30 de março de 2009

Coluna Thompson Mota - Jornal "O Impacto"

(91) 9999-8448 // (93) 3529-2132 • e-mail: motathompson@bol.com.br // thompson-mota@hotmail.com

BELTERRA
O deputado estadual Carlos Martins (PT) apresentou à mesa diretora da Assembléia Legislativa do Estado Pará, a solicitação de uma ambulância para auxiliar o programa Saúde da Família, em Belterra, oeste do Pará. Assim que analisado, o requerimento será encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa). Com a aquisição da ambulância o programa Saúde da Família, da comunidade de São Francisco da Volta Grande, vai auxiliar os atendimentos também nas comunidades de Portão de Belterra, Nova Aliança, Nova Esperança, Vila Nova, São Pedro, Boa Esperança, Fé em Deus, Tracuá e Branco. O programa trabalha para garantir o auxilio das famílias que habitam aquela região, por meio de diversas ações como: promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças mais freqüentes e na manutenção da saúde. Para Martins, a entrega de uma ambulância à comunidade de São Francisco facilitará o trabalho dos profissionais, e permitirá aos moradores uma assistência maior na área da saúde.
CONFERÊNCIA
A cidade de Belém do Pará sediará a XIII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, realizado pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), entre os dias 27 e 29 de maio. O presidente da Unale, deputado César Halum (TO) e o presidente da Assembléia Legislativa do Pará, deputado Domingos Juvenil, fizeram o lançamento oficial da Conferência em sessão especial na Assembléia Legislativa do Pará, juntamente com representantes de várias casas legislativas. A conferência reunirá parlamentares de todo país para discutir a questão da Saúde Pública no Brasil. Já estão confirmadas as presenças do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do ex-ministro da Saúde, José Serra, entre outras autoridades e especialistas no assunto. "O tema foi escolhido com base em uma pesquisa realizada entre as 27 casas legislativas estaduais e distrital. As reformas tributária e política e o pacto federativo já foram discutidos nas últimas conferências realizadas pela Unale.
CONFERÊNCIA II
"A saúde é um debate inédito e um tema presente em todo território nacional. E os deputados estaduais podem contribuir muito com o congresso nacional levando sugestões para melhorar a saúde pública do país", acredita Halum. "O deputado estadual é a entidade mais próxima do povo que conhece a fundo a realidade de cada estado", conclui. A expectativa da entidade é de reunir cerca de 600 parlamentares estaduais somando mais de mil participantes entre especialistas da área e pessoas afinadas com o tema. A conferência também receberá uma delegação internacional com objetivo de trocar experiências. "Belém do Pará é o portal da Amazônia". O mundo todo quer conhecer essa maravilha de cidade que tem toda a capacidade e infra-estrutura para receber um evento desse porte", afirma o presidente da Unale. A Conferência é o maior evento organizado pela entidade anualmente que visa mobilizar os parlamentares estaduais para o debate de diversos temas relevantes no cenário da política nacional. A manifestação das posições dos parlamentares estaduais é divulgada através de uma Carta que é elaborada no final do evento e encaminhada para todas as autoridades nacionais.
ALERTA
A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, está acabando. São mais de 800 mil quilômetros quadrados devastados e, a cada ano, perdemos o equivalente a duas vezes o tamanho da cidade de São Paulo para as queimadas. Até 2005, 10 espécies de animais já estavam extintas e mais 342 ameaçadas de sumir. O relatório GEO Amazônia, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), coloca o Brasil em posição vergonhosa ao traçar o descaso com que a floresta vem sendo tratada.
TUBERCULOSE
O Secretário Municipal de Saúde, José Antonio Rocha, abriu oficialmente na última segunda-feira, 23, a Semana de Combate à Tuberculose. A solenidade foi realizada no Centro de Saúde do Aeroporto Velho. A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também acometer outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro). A doença é transmitida de pessoa para pessoa de forma direta. Ao espirrar ou tossir, o doente expele as bactérias nas pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-a. Tosse por mais de três semanas seguidas, com ou sem catarro, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dor no peito são os principais sintomas da doença. A vacina BGC, obrigatória para menores de 1 ano, só protege as crianças e os adultos jovens contra as formas mais graves da doença. O sol e a ventilação podem diminuir o risco da transmissão. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 06 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. Ele só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
PROTEÇÃO
O Ministério Público de Santarém, por meio do Promotor de Justiça Raimundo Nonato Coimbra Brasil, atuou no sentido de proteger a integridade de uma jovem portadora de transtornos mentais no interior do município. O promotor, que responde pela promotoria de Deficientes e Idosos, reuniu com representes da comunidade do Guaraná e outros ligados à área da saúde em Santarém, para que fosse definido um local de moradia, além do devido tratamento médico que será dado à jovem, que não tem onde morar, permanecendo nas ruas, sem condições dignas de vida. Participaram da reunião com o MP a representante da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), as agentes de saúde da comunidade, a diretora da escola São Félix, e o irmão de R.S. Ficou definido que, provisoriamente, a agente de saúde Sônia Regina Sousa ficará responsável pela jovem, até a comunidade se reunir e definir o que será feito, uma vez que a família também não tem condições de arcar sozinha com sua proteção.
JORNALISTAS
Parece mentira, no dia 1º de abril, o Supremo deve julgar a ação em que o Ministério Público Federal pede que seja extinta a exigência do diploma de jornalista para exercer a profissão em veículos de comunicação. O relator do processo, presidente do STF Gilmar Mendes, concedeu liminar em novembro de 2006 que permite que os profissionais que já atuavam na área mantenham suas atividades.

MOTINHAS
Portaria nº. 466/2009, editada pela Direção das Unidades Regionalizadas do Departamento de Trânsito do Estado, renova o registro do Centro de Formação de Condutores de Santarém para ministrar os programas de formação e aperfeiçoamento teórico-técnico e/ou prática de direção veicular. XX A Secretária Municipal de Educação de Santarém, professora Lucineide Pinheiro, participa de reunião promovida pelo Ministério da Educação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), em Brasília. O encontro termina nesta sexta-feira (27), reúne representantes de todos os estados da região Norte, discute programas e ações da educação básica. XX O ministro Mangabeira Unger, da pasta de Assuntos Estratégicos e coordenador do Programa Amazônia Sustentável (PAS), estará em Itaituba, no dia 30 de março, próxima segunda-feira. Ele vem a convite da Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (Amot), do Sindicato dos Mineradores do Oeste do Estado do Pará (Simioesp) e do vice-governador Odair Corrêa. XX Vereador Nélio Aguiar, ressaltou a importância de um projeto de Indicação de sua autoria, no sentido de descentralizar os serviços das ambulanchas e ambulâncias em Santarém. Segundo o vereador, uma ambulancha deveria ser colocada em ponto estratégico para atender os ribeirinhos, citando como exemplos Boim e Lago Grande e a ambulância erm outro ponto no Planalto que poderia ser na comunidade de guaraná. A demora no socorro poderá ser fatal para o paciente. XX Vereador Emir Aguiar, mostrou-se preocupado com a onda crescente de arrombamentos em residência na comunidade de São Braz no Eixo Forte, fato ocorrido recentemente com o seu sobro Jacó que teve sua residência invadida através de marreta e picareta. Solicitou empenho da Segurança Pública. XX O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal, feito dentro do mais alto padrão de higiene. XX Dedé o Rei do Frango, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Atendimento nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Degenaro e Patrick. XX Acompanhe os campeonatos Paraense, Carioca, Paulista, Italiano e Espanhol no BAR DO NILO. Ambiente saudável e papo gostoso, sempre ao lado da cerveja gelada e tira-gosto de qualidade. Barjonas de Miranda próximo a Rui Barbosa. XX Nossa coluna está sendo publicada simultaneamente no Jornal do Feio (Belém) – http://www.aldemyrfeio.blogspot.com/ e Espaço JB.Colares
hppt://jbvcolares.blogspot.com (Santarém). XX Que fique bem claro, só respondo notícias com procedência. "Vivemos um tempo de excesso de informações e falta de reflexão que requer atitudes de sábio, que aprende e aprofunda a verdade". XX Já está circulando em nossa região a Revista Via Amazônia com matérias fantásticas, do amigo Roberto Santos. XX A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Nefrologia do Hospital Municipal de Santarém, realiza neste domingo, 29 de março, programação especial no salão comunitário ao lado da igreja do Santíssimo, alusiva ao Dia Municipal do Rim. XX Neném Souza veio de Belém para trabalhar com seu irmão Nilson na NE-Topografia, o mais conceituado escritório do ramo em Santarém e região. Fone 3523 6815. XX Muitos jornalistas de toda região estão se preparando para fazer a cobertura da visita do Ministro Mangabeira Unger e vice-governador Odair Corrêa na terça feira às 14H00 em Itaituba. XX O PV do Pará realiza no sábado (28) o III Encontro Regional, no Auditório do Poema (UFPA-Belém) com inicio às 09H30. Vereador Valdir Matias confirmou presença. XX Último final de semana do mês vamos comemorar com a gostosa Loira Gelada, bela Ruiva Destilada e exuberante Morena Quente. Fui.