segunda-feira, 30 de março de 2009

Volta às urnas: cinco municípios elegem prefeito e vice

Fábio Góis

Cinco meses depois das eleições municipais, os eleitores de cinco cidades brasileiras retornam hoje (29) às urnas para escolher seus prefeitos e vice-prefeitos. Ainda não têm mandatários definitivos os municípios de Londrina (PR), Itapé (BA) e as cidades paulistas de Guarani D’Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os respectivos tribunais regionais eleitorais definiram a data com base na mesma anulação eletiva – indeferimento do registro dos candidatos, por parte do TSE.
O TSE faz as recomendações de praxe: para votar, o cidadão deve comparecer à seção eleitoral com título de eleitor ou documento de identificação com foto (identidade, habilitação etc).
Em Londrina, são 341.908 votos em jogo disputados pelos candidatos Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT), segundo e terceiro colocado em uma eleição que não deu 50% dos votos validos remanescentes aos dois candidato eleito. O vencedor do pleito de outubro, Antônio Casemiro Belinati (PP), teve registro de candidatura negado devido a problemas com a prestação de suas contas públicas, referente ao anterior exercício como prefeito do município.