sábado, 11 de abril de 2009

Jacaré gigante assusta moradores no Tapará


Deu no "Impacto"


Um fato inusitado aconteceu neste final de semana na comunidade de Tapará, localizada as margens do rio Amazonas, em Santarém, Oeste do Pará. Um Jacaré medindo seis metros(foto) de comprimento foi encontrado por moradores daquela comunidade às margens do Lago Purus, no momento em que um grupo de crianças brincava nas proximidades. O fato chamou atenção dos comunitários que, tomaram como medida preventiva, sacrificar o animal.
Moradores contam que ficaram sabendo do ocorrido quando um pescador ao avistar o animal próximo às crianças que brincavam no lago, alertou outros comunitários que se dirigiram até o local e mataram o réptil com diversas pancadas. Após cortarem a barriga do jacaré encontraram uma capivara no estômago do réptil.
O fato foi bastante comentado na região e chegou ao conhecimento do Ibama e outros órgãos ligados à proteção animal, mas nada pode ser feito, já que o animal representavam perigo às pessoas da comunidade.
Especialistas afirmam que a Amazônia pode ser considerada um local de fácil acesso de jacarés de grande porte, nessa época do ano, onde segundo eles, não é difícil encontrar o animal nas proximidades de residências da zona ribeirinha, principalmente porque a cheia dos rios proporciona a invasão das águas nas palafitas (residência típicas dos ribeirinhos).
No ano passado um outro jacaré de grande porte foi encontrado por pescadores entre os municípios de Faro e Nhamundá, na divisa dos estados do Pará e Amazonas. Eles relatam que ao sacrificarem o animal, que media cerca de 10 metros de comprimento, encontraram o corpo de uma pessoa no estômago do jacaré.
Outros notícias sobre o aparecimento de jacarés e cobras gigantes são contados quase que diariamente em nossa região, mas são fatos típicos da Amazônia, que é rica em minário, fauna e flora, o que atrai a atenção do mundo todo.
Redação: Não é estória de pescador não!