quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Comunidades da várzea de Santarém participam de projeto de intercâmbio com o Japão

Uma equipe de educadores do Japão, ligados a AJAPA (Agência de Cooperação Japonesa), esteve visitando duas comunidades da várzea de Santarém. A visita fez parte de um projeto da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O grupo foi acompanhado pela secretária municipal de Educação de Santarém, Lucineide Pinheiro, pela Assessora de Rios da SEMED, Fernanda Pimentel, por um representante da Unesco, Ricardo Burg, pela coordenadora da Escola da Floresta, Clarice Rebelo e pelo educador ambiental do IPAM, Edi Lopes. Durante a visita, realizada na semana passada, houve programações especiais na Escola São Jorge (Comunidade Tapará Grande) e Escola São Sebastião (Comunidade Igarapé do Costa).
Professores e alunos desenvolveram atividades artístico-culturais para falar da cultura local, da história das comunidades, da vida das populações da várzea.
Além das atividades nas escolas, o grupo visitante conversou com lideranças comunitárias e com os jovens das comunidades sobre aspectos da vida local, como meio ambiente, economia, diversão, expectativas, dentre outras coisas.
Santarém foi o último município brasileiro a receber o grupo de japoneses. Eles também visitaram comunidades da Bahia e de Curitiba. As conclusões das visitas estão sendo discutidas em um seminário da Unesco que começou ontem e continua hoje em Brasília. Do encontro, estão participando Lucineide Pinheiro, Fernanda Pimentel eum comunitário de Igarapé do Costa.
O projeto da Unesco visa a promoção de intercâmbio sobre desenvolvimento comunitário entre comunidades brasileiras e a experiência comunitária de Minamata, no Japão. Esta cidade japonesa, na década de cinqüenta, viveu um desastre ambiental que provocou a morte de mais da metade da população e hoje desenvolve um processo de revitalização considerado modelo para todo o país.
Escola da Floresta – A equipe de japoneses e o representante da Unesco também visitaram a Escola da Floresta, na comunidade Caranazal – Eixo Forte. Eles conheceram a experiência de educação ambiental desenvolvida pela prefeitura de Santarém através desse projeto inovador coordenado pela Secretaria de Educação (SEMED).