terça-feira, 22 de setembro de 2009

Eleições 2010

Serra, Ciro, Dilma e Marina

A pesquisa CNI/Ibope que será divulgada hoje irá fazer barulho dentro do PT e dos partidos aliados no capítulo que trata da sucessão presidencial. (Nos itens dedicados a avaliação do governo, trará uma já esperada queda da aprovaçao de Lula, mas nada de muito relevante).
A pesquisa mostrará José Serra na liderança com cerca de 38% das preferências. Em seguida, aparecerá Ciro Gomes ligeiramente à frente de Dilma Rousseff, ambos com um percentual entre os 15% e 17%. Marina Silva, bafejada pela exposição da mídia e pela sua aparição dias antes de a pesquisa ser feita como estrela do programa de tevê do PV, figurará com razoáveis 6%. Ciro, aliás, também beneficiou-se de sua exposição no programa do PSB, ocorrida da mesma forma pouco ntes de o Ibope sair às ruas.
A pesquisa foi realizada entre os dias 12, 13 e 14 de setembro com 2 002 eleitores em 143 municípios de todo os país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda que a diferença entre Ciro e Dilma esteja dentro da margem de erro - e, portanto, hipoteticamente qualquer um dos dois poderia estar na frente - o número do Ibope ajuda a consolidar a pré-candidatura de Ciro. Em relação à última CNI/Ibope, divulgada no início de junho, as coisas pouco mudaram - exceto pela queda de Dilma e pelo surgimento de Marina. Àquela altura, Serra tinha 38%; Dilma, 18%; Ciro, 12%; e Marina nem aparecia entre os concorrentes.