sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Deu no Impacto

Bloqueio



Duas balsas carregadas de madeira ilegal foram bloqueadas por ribeirinhos e indígenas em um trecho do rio Arapiuns, na região de Santarém. Os manifestantes protestam contra o suposto desmatamento ilegal na gleba Nova Olinda 1. A quantidade retida do material está estimada entre 500 e 600 toras, cerca de 1,5 mil m³. O bloqueio, que ocorre desde segunda-feira (12), é uma forma encontrada pelos moradores de chamar a atenção do governo do Pará para o caos fundiário e a intensa atividade de exploração de madeira nas terras estaduais. De acordo com relatos locais, a cada semana de cinco a dez balsas de madeira descem o rio. A Nova Olinda 1 e outras quatro glebas da região estão em processo de regularização pelo governo de Ana Júlia Carepa (PT). Elas somam 1,3 milhão de hectares. Ricas em madeira e em minério, a região é cobiçada por mineradoras, madeireiros, grileiros, índios e 105 comunidades ribeirinhas. Conforme o STTR, os assentamentos criados pelo governo do Estado não têm o tamanho considerado correto pela categoria.

Vice em Paris

Após cumprir extensa programação na Província de Sichuan, na China, o vice-governador do Pará, Odair Corrêa, participa em Paris nos dias 29 e 30 de outubro, do Fórum Brasil-França que acontece no Grand Hotel Intercontinental. Odair Corrêa será recebido no Aeroporto Internacional Charles De Gaulle pelo Embaixador José Palmas Andrés, Diretor Geral de Política Regional da Comissão Européia. O evento, realizado na capital francesa, tem como objetivo estreitar relações comerciais e ampliar oportunidades de negócios para marcas e produtos brasileiros de qualidade e com potencial de exportação. Na edição de 2009 o Salão do Brasil em Paris reunirá mais de 50 expositores nacionais, consolidando-se como um dos mais grandiosos e importantes eventos brasileiros comerciais no exterior. O evento será realizado no Grand Hotel Intercontinental, um dos hotéis mais luxuosos hotéis da capital francesa, ao lado da Ópera de Paris.

Deputado Carlos Martins

Agora é lei. A Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, no último dia 16/10, os projetos de leis que declaram as Cuias Pintadas de Santarém como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Pará, e a Cerâmica Tapajônica como Patrimônio Cultural e Artístico do Estado. Lei nº7. 316 e nº 7.313, respectivamente. As leis são de autoria do deputado estadual Carlos Martins (PT) e foram publicadas no Diário Oficial do Estado do Pará. Com a sanção, haverá um incentivo à preservação destas artes, por parte do poder público, conforme estabelece o art. 6º da Lei Estadual Nº 5.629/1990 que dispõe sobre a preservação e proteção do patrimônio histórico, artístico, natural e cultural do Estado do Pará. Levando em consideração que são patrimônios que fazem parte da cultura da sociedade paraense.