sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Governo leva workshop de pesquisa genética para Santarém

Da Redação-Agência Pará

Cerca de 23 pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estarão em Santarém, de 7 a 11 de dezembro, ministrando o workshop "Bioinformática 'Next-Gen': montagem e anotação de genomas bacterianos completos".
O evento, organizado pela Rede Paraense de Genômica e Proteômica, e financiado pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), é voltado para alunos, professores e pesquisadores das instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão de Santarém.
A rede articulou a vinda de professores e pesquisadores de Minas Gerais, que vem trabalhando junto aos pesquisadores paraenses, provocando a transferência de competência. "O workshop é uma encomenda do governo do Pará e serve como um chamamento à informação. Queremos envolver e incluir outros pesquisadores na Rede Paraense de Genômica e Proteômica com vistas a ampliar seus horizontes científicos", declarou João Weyl, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect).
Considerado um acontecimento inédito no país, o evento tem o objetivo de sequenciar, montar e anotar dois genomas bacterianos de C. pseudotuberculosis. Em búfalos, a bactéria tem sido apontada como o agente causador de uma condição conhecida como dermatite edematosa.
No Pará, a criação de búfalos constitui uma atividade econômica importante. O rebanho bubalino na Amazônia totaliza 1,5 milhão de cabeças, sendo aproximadamente 50% criado no Pará, na Ilha de Marajó e no Baixo Amazonas. Nesse contexto, o investimento em pesquisa focado na melhoria da sanidade animal dos rebanhos bubalinos, em especial a pesquisa de patógenos responsáveis por doenças infecto-contagiosas, é estratégica para garantir a sanidade do rebanho.
Pioneirismo - Criada há cerca de um ano, a partir do edital de Redes de Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), a Rede Paraense de Genômica e Proteômica já sequenciou o genoma de bactérias nocivas ao gado e do câncer gástrico, graças à aquisição do sequenciador genético, o Solid, o primeiro da América Latina.
O equipamento decodifica o genoma, permite um rápido acesso ao código genético de uma célula, promove o desenvolvimento de pesquisa na área de saúde, como câncer e malária, e atua no desenvolvimento sócio-produtivo da região, envolvendo também pesquisas de um fungo que afeta a cultura da pimenta-do-reino.
O Estado do Pará detém hoje um dos melhores parques de produção de genoma do Brasil. Como as pesquisas desenvolvidas a partir do projeto genoma produzem grande volume de dados, foi implantado, por meio da rede, um suporte de informática adequado para a extração e armazenamento das informações geradas.
Chamada de bioinformática, esta nova ciência utiliza conhecimentos de várias áreas (física, biologia, química, informática, ciência da computação e matemática), unindo ciência computacional e biologia molecular. Por meio de dados gerados com os softwares, ela pôde ser aplicada em várias etapas do processo, inclusive na análise de diferentes genes e no diagnóstico sobre a constituição das proteínas.
"O evento é estratégico e acontece em um momento próspero da rede. O objetivo é realizar, pela primeira vez, todo o trabalho de curadoria manual de dois genomas bacterianos fora de um grande centro. Esse desafio será possível graças à existência do NavegaPará, e pelo apoio que está sendo oferecido pelo governo paraense, por meio da Sedect e da Fapespa. Será, além de um marco histórico, uma oportunidade de integrar a recém-criada Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aos trabalhos da Rede Paraense de Genômica e Proteômica", declarou Sara Cuadros, professora da UFPA e organizadora da programação.
O resultado dos trabalhos produzidos nos cinco dias do workshop será divulgado oficialmente durante a posse do novo reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), prevista para o dia 14 de dezembro, em Santarém.
Inscrições - Os interessados deverão realizar uma pré-inscrição pelo e-mail do Laboratório de Polimorfismo de DNA (lpdna.ufpa@gmail.com), informando nome completo, instituição a que pertence, função que exerce ou curso ao qual está vinculado, e disponibilidade de tempo para as atividades do workshop. Dúvidas também serão respondidas por este e-mail.
Ascom - Sedect