FAÇA A SUA DOAÇÃO

A sua contribuição pode fazer a diferença! COMO AJUDAR a fortalece nosso trabalho, COLABORE COM O BLOG DO COLARES - pix (93) 99141-2701.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Coluna Impacto - Já nas bancas


Revolta

Continuam as tentativas de pulverizar com os mais carentes. O superintendente do Incra em Santarém, Luciano Brunet, em sua campanha intensa de abandono aos assentados, deixou que os colonos da Gleba Lago Grande, na região do Translago, ficassem em situação de pobreza extrema. “Só o que eles comem é peixe e farinha”, afirmou uma das denunciantes. Na Gleba Lago Grande moram seis mil e seiscentas famílias, que não recebem nenhum tipo de crédito rural, o mínimo que precisariam para sobreviver, pois não dispõem de ramais adequados para trânsito ou escoamento de sua produção. Luciano Brunet mais uma vez prova que seu reinado despótico dentro do Incra tende aumentar cada vez mais. Os funcionários com mais “tempo de casa” sofrem, pois não são reconhecidos pelo Superintendente. Um aviso foi dado, se nada for feito para pelo menos amenizar a situação, os assentados prometem uma mobilização no começo do mês de janeiro. Quanto aos carros do Incra que foram destruídos, nenhuma sindicância foi aberta para apurar as causas dos acidentes nos quais foram envolvidos.

Golpe de Mestre
Colaborador da coluna, jornalista Anderson Pantoja, informa que o presidente da Câmara de Itaituba, vereador Hilton Aguiar, que há tempos vinha tentando colocar uma emenda para reeleição na presidência da Casa, na sessão solene de encerramento, aproveitou para aprovar a matéria por unanimidade. O também vereador João Bastos Rodrigues disse que Hilton passou a perna neles, que não tinham entendido o teor do projeto, já que a secretária teria lido apenas o número sem dizer de que se tratava o conteúdo do projeto. O vereador Cebola vai requerer na Justiça para desfazer o “engodo”, já que os vereadores não querem que a reeleição seja aprovada. O Rebu está armado e os vereadores envergonhados por mais esse golpe do presidente da Casa, querem reverter na justiça. Até o Peninha que tem mais de cem mil quilômetros rodados em malandragem política dançou nessa.

Candilha
Assinante do jornal O Impacto denuncia à coluna a desorganização na área em frente à Feira da Candilha. Diz a leitora que por duas vezes escapou de ser atropelada por motocicleta, por conta da movimentação na artéria. Esta é a segunda vez que O Impacto denuncia a desorganização e a falta de higiene na área. Com a palavra, os órgãos competentes.

Obras
Neste final de ano as obras por toda cidade estão a todo vapor. Ponto positivo para a prefeita Maria do Carmo, que não está medindo esforços e quer mostrar à população onde o dinheiro público está sendo aplicado. Uma das obras que mais chama atenção é a duplicação da Fernando Guilhon, que já está pronta para receber o asfalto. Outra obra, a Praça de Alimentação que está sendo construída no Parque da Cidade; os trabalhos na Avenida Borges Leal e adjacências.

Em alta
O Juiz Federal do Trabalho, Dr. Océlio Morais, titular da Vara do Trabalho de Capanema, foi aprovado ao doutorado em Direito Previdenciário da PUC-SP. Apenas quatro vagas foram oferecidas para todo o País. Houve prova escrita e oral (entrevista) com a banca examinadora, depois de preenchidos os pré-requisitos do projeto de tese e da carta de intenções. O pleno do TRT da 8ª Região, à unanimidade, concedeu licença ao Juiz para cursar o doutorado. Océlio Morais foi titular da 1ª Vara do Trabalho de Santarém no período de 2003 a julho de 2005.

BR-163
O ano novo vai começar com o asfaltamento avançando na BR-163 entre Guarantã do Norte e Santarém (PA), onde está o porto. Na terça-feira, 22, o IBAMA concedeu licença ambiental para mais um trecho ser pavimentado. É o chamado lote Tapajós III, com 83,9 quilômetros de extensão, entre os municípios de Rurópolis e Santarém. A licença de instalação autoriza o DNIT iniciar as obras. A previsão é de que o trecho esteja concluído até dezembro de 2011, de acordo com o balanço mais recente do PAC. Até o fim de 2010, o investimento do governo em toda a rodovia deve chegar a R$ 1 bilhão. Do Nortão até Santarém são 947 km de rodovia cerca de 20% estão pavimentados.