sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

ELES NÃO DESISTEM DA TENTATIVA DE CENSURAR O JORNALISMO

Aquela gente esquisita reunida na tal Confecom (Conferência Nacional de Comunicação), que terminou ontem,17, decidiu retomar a proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo, que agora vem com um nome um tantinho diferente: Conselho Nacional de Jornalismo (CNJ). Ahhh… A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), madrinha daquela proposta rejeitada pelo Congresso e desta também, é um aparelho do PT. Ao Estadão, Celso Schröder, vice-presidente da entidade, explica: “É como o Conselho Federal de Medicina, que é corporativo, mas também tem uma natureza mais ampla, porque serve à sociedade e pune os maus médicos”.
Huuummm… O tal CNJ, então, ficaria responsável por monitorar o trabalho dos jornalistas, com poder de punição. Posso imaginar o que os valentes considerariam “bom jornalismo”. É muito mais fácil e objetivo saber se um médico errou do que apontar o que é uma falha de um jornalista, passível de punição. O porcaria degeneraria rapidamente em patrulha ideológica e tentativa de controlar o conteúdo. A Confecom quer ainda a volta da obrigatoriedade do diploma de jornalista, já derrubada pelo Supremo.
Como se diz o velho ditado popular: "O lobo muda de pêlo, mas não de vício".

Comentário da redação: Acompanhei grande parte do encontro via sky, poucas decisões devem ser aproveitadas. Falaram muito e quase nada resolveram.