FAÇA A SUA DOAÇÃO

A sua contribuição pode fazer a diferença! COMO AJUDAR a fortalece nosso trabalho, COLABORE COM O BLOG DO COLARES - pix (93) 99141-2701.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Governo planeja ações conjuntas para turismo e esporte

Da Redação

Agência Pará
Desenvolver o turismo e o esporte no Pará, por meio de ações conjuntas, foi o objetivo do encontro entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), na última sexta-feira (15). A presidente interina da Paratur, Conceição Silva, e o secretário Jorge Panzera decidiram somar esforços na realização de eventos e na captação de recursos.
Na reunião, ficou definida a atuação integrada de ambos os órgãos no torneio de velejadores do Brasil e do exterior, Rally du Soleil; na competição do Surf na Pororoca e na Copa do Mundo 2014, na qual Belém e Santarém podem vir a ser cidades satélites de Manaus. Também foi discutida a captação de recursos junto ao Ministério do Turismo (MTur) para construção de praças da Juventude.
"Há a possibilidade de captarmos recursos no MTur para construção de espaços como as praças da Juventude, quadras poliesportivas, pistas de skate, campos de futebol, entre outros da ordem de até R$ 1,2 milhão", explicou Conceição Silva.
As chamadas praças da Juventude deverão ser construídas nas periferias de algumas cidades, prioritariamente em áreas com altos índices de risco social de grandes centros urbanos, com cerca de 8 mil metros quadrados. O espaço contará com ginásio poliesportivo coberto, pista de atletismo com caixa de areia para saltos, pistas para caminhadas e para skate, centros de convivência para a terceira idade e espaço administrativo. O ginásio também será projetado de forma a abrigar eventos, como reuniões e atividades culturais, contando com um mini-teatro.
"Para eventos como o Rally du Soleil e o Surf na Pororoca, que tem forte relação com o turismo, e também para a Copa de 2014, podemos planejar um conjunto de ações. Durante uma Copa do Mundo, outras cidades que não são as sedes dos jogos, recebem seleções para a pré-temporada. Um exemplo é o Brasil, que para a Copa de 2006, disputada na Alemanha, se preparou em Weggis, na Suíça. A hospedagem de uma seleção antes da Copa, durante 15, 20 ou 30 dias, rende dividendos econômicos e visibilidade para a cidade", afirma o secretário de Esporte e Lazer, Jorge Panzera.

Israel Pegado - Paratur