quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Prefeita de Santarém visita área de risco no bairro da Matinha

Ontem,26,  pela manhã, representantes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros, acompanharam a prefeita de Santarém, Maria do Carmo em uma visita técnica à Serra da Matinha, popularmente conhecida como Serra Piroca, no bairro da Matinha. Os secretários municipais Inácio Correa (Governo), Valéria Lima (Infraestrutura), Luiz Alberto (Segurança Cidadã) e Beto Frazão (Habitação), e servidores da secretaria de Meio Ambiente (SEMA), também acompanharam o grupo. A visita foi marcada após a prefeita ter recebido há cerca de três semanas, um relatório da Defesa Civil Municipal que identificou riscos de desmoronamento da Serra da Matinha. “Viemos aqui para ver se o perigo é iminente ou se é uma situação que ainda podemos planejar, optando pela retirada das pessoas ou das pedras. Detectamos túneis por baixo da serra e nesse caso, o risco passa a ser não somente de nove famílias, mas de todos os que moram às proximidades dessa área. O problema deixa de ser apenas da Defesa Civil, mas de órgãos ambientais também”, disse a prefeita.
Para o Major Tavernard, comandante do Corpo de Bombeiros em Santarém, o local precisa ser interditado. “Nós percebemos que tem caminhões que continuam entrando e fazendo retirada de areia dessa área. Isso não pode mais acontecer. Faz-se necessária uma intervenção imediata por parte dos órgãos fiscalizadores”, afirmou.
Aldomiro Soares, presidente da associação de moradores da Matinha, disse que a preocupação é grande. “Já nem dormimos pensando no perigo que corremos. O problema é que alguns moradores resistem e não querem sair daqui por que moram há mais de 20 anos nesse local. Eu estou satisfeito com a visita da prefeita, mas sei que nós também precisamos ajudar, mas infelizmente, nem todos pensam desse jeito”, esclareceu.
Ascom-PMS