segunda-feira, 15 de março de 2010

Vereadores repudiam a suspensão das eleições em Mojui dos Campos

José Maria Tapajós (PMDB), na condição de presidente da Câmara, o vereador José Maria Tapajós questionou por que foi suspensa a eleição de Mojui dos Campos? Um questionamento que segundo ele, não é somente seu, mas de toda a população de Mojui e de Santarém. Assegurou que a Câmara vai encaminhar uma representação da Mesa Executiva na manhã desta terça-feira 16, para se integrar com a comitiva de Mojui dos Campos. José Maria Tapajós ressaltou que está solicitando apoio da Assembléia Legislativa, convocando em seguida as lideranças partidárias para se façam presentes no ato de entrega de um Oficio ao Tribunal Regional Eleitoral, mostrando o descontentamento da população com a medida e ao mesmo tempo solicitando a realização do pleito.

Como presidente do Legislativo, Tapajós disse que o sentimento da Câmara de indignação, é o mesmo do povo de Mojui e de Santarém, que em mais de 80% votaram no plebiscito, em favor da criação do novo município. “Por conta disso temos que ir às últimas conseqüências para fazer valer a plenitude da democracia”, observou.
Llamentou o acontecimento, avaliando que o Tribunal Regional Eleitoral suspendeu a eleição que ele próprio marcou, criando inclusive uma resolução. Assegura que os partidos políticos e os candidatos estão seriamente prejudicados porque investiram se organizaram e tiveram uma responsabilidade muito grande de mostrar os candidatos à população, quando esta é tolhida de exercer o seu direito do voto através da democracia. O vereador disse que o governo mais próximo da população é importante, para resolver os problemas do povo “e Mojui já espera por isso Há muito tempo”, finalizou.
Jailson do Mojui (PSDB), disse que está encarando o adiamento do pleito eleitoral, em Mujui dos campos com decepção, relatando que assim como ele, que é parlamentar e um dos candidatos a eleição para prefeito no novo município, a população mojuiense entende que lhe está sendo tirado o direito democrático, por estar sendo impedida do direito de escolher seus representantes.
Aparteando Jailson, o vereador Erasmo Maia (DEM), sugeriu uma ação na Justiça para reverter à situação, por entender que prejuízos causados pelo adiamanto da eleição são financeiramente de grande monta, relatando que os partidos políticos se mobilizaram em função do pleito, escolheram seus candidatos, que iniciaram o processo de propaganda política eleitoral, o Cartório Eleitoral gastou dinheiro para a efetivação da eleição, os funcionários da Justiça Eleitoral trabalharam normalmente. “Tudo nos leva a crer, que há um dano causado, vamos sugerir ao advogado do nosso partido Democrata, para que entre com uma ação de danos e vamos comprovar que houve prejuízos”, considerou.
Emir Aguiar (PR), afirmou que a decisão tomada pelo T.R.E do Pará, causa revolta. Ele considera o fato, como um desrespeito à população de Mojui, afirmando em seguida que isso leva a justiça eleitoral ao descrédito, “porque o Tribunal Superior Eleitoral autoriza a realização do pleito e a corte eleitoral do Pará desautoriza a realização da eleição”? Interrogou, considerando a decisão como um desrespeito aos candidatos e a população, pelo desgaste financeiro e psicológico, “fica aqui o nosso voto de repúdio e protesto com relação à decisão do T.R.E.”
Nélio Aguiar (PMN): “Estou perplexo e indignado, com a decisão do T.R.E, nós confiamos nas instituições deste país, mas diante do que aconteceu com relação ao adiamento da eleição de Mojui dos Campos, cria-se uma certa desconfiança, vamos poder confiar realmente no T.R.E, na justiça eleitoral, que em dezembro do ano passado manda realizar a eleição e três meses depois manda suspender a eleição, isso demonstra que houve algum erro, ou erraram quando marcaram a eleição, ou quando determinaram a suspensão do pleito”, assegurou.
Reginaldo Campos (PSB), disse que não só a população de Mojui, como a de Santarém e de todo o Oeste do Pará, está perplexa diante dessa situação. “Nós da classe política lamentamos isso e ficamos sem acreditar no que está acontecendo, diante disso entendemos que a Justiça eleitoral, precisa ter mais cuidado com essas atitudes, porque isso enfraquece a democracia e o Estado de Direito, hoje estamos vendo uma insegurança jurídica dentro de Mojui dos Campos. Reginaldo considerou a decisão do adiamento da eleição injusta e precária.”
Gerlande Corrêa Castro (PP) solidarizou-se com a população de Mojui dos Campos que segundo ele, há muitos anos luta para eleger o seu prefeito(a) e seus vereadores(as), “Estou decepcionado com a situação porque a população fica sem acreditar na Justiça Eleitoral e nos políticos, mostramos o nosso repúdio e ao mesmo tempo a nossa tristeza, quando se percebe que os novos municípios de Belterra e Curuá, localizados aqui na região, cresceram a partir da emancipação e não se dá o direito a população de Mojui de dos Campos ter o seu (a) prefeito (a), o mais rápido possível”.
Maurício Corrêa (PMDB), afirmou que a decisão do T.R.E, em adiar a eleição de Mojui para 2012, é um desrespeito a população daquele município, e a democracia. Os candidatos que se empenharam na campanha, fizeram gastos financeiros e quem vai repor isso? Questionou, assegurando em seguida que cabe uma moção de repúdio ao T.R.E, para que este possa dar uma resposta a Câmara de Santarém e logicamente ao povo de Mojui dos Campos
Os vereadores santarenos, foram unânimes em mostrar indignação com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, que adiou a eleição de Mojui dos Campos, antes marcada para o próximo 28 de março e que agora, deverá ser realizada em outubro de 2012.
Carlos Jaime (PT) definiu o adiamento da eleição de Mojui, como vergonhosa e desrespeitosa, com a população do recém criado município. Jaime questionou a posição da justiça eleitoral, como contrária ao cidadão de exercer o direito do voto e praticar o exercício da cidadania, elegendo os seus representantes. O vereador solidarizou-se com o povo de Mojui dos Campos que segundo ele, está frustrada com a atual situação, disse que está assinando qualquer documento que seja feito para tentar reverter o fato.

Marcela Tolentino (PDT), ressaltou que todos os vereadores de Santarém, têm o mesmo sentimento de indignação pelo adiamento da eleição de Mojui dos Campos, garantiu que através de documento a Câmara vai solicitar ao Tribunal Eleitoral, que reveja a situação e a eleição possa acontecer.