terça-feira, 27 de abril de 2010

Luz Para Todos é debatido na Câmara


Luz para todos é tema de sessão especial
Requerida pelo vereador Erasmo Maia (DEM) e com o aval de seus pares, a Câmara de Santarém realizou na manhã desta terça-feira, 27, sessão especial para discutir a operacionalidade do programa Luz para Todos, do Governo Federal, executado no Estado do Pará, pela Rede Celpa.   
Presentes à sessão, o gerente do departamento de serviços técnicos da Rede Celpa, Carlos Eduardo Persinoti; diretor de Programas Especiais, Álvaro Bressan; engenheiro Angelandre Quaresma, do departamento de expansão rural; Alexandre Freitas, gerente regional da Celpa, Alexandre Freitas; Gilson Matos, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), deputado estadual Alexandre Von (PSDB) e nas galerias dezenas de lideranças, de várias comunidades da região do planalto e ribeirinha.
Detalhamento   
O diretor de Programas Especiais da Rede Celpa, Álvaro Bressan, ao fazer uma ampla explanação do cronograma do Luz para Todos, disse que o programa tem uma estrutura bem definida a nível de Brasil e no Estado do Pará  não é diferente.
“Nós temos o Comitê Gestor, que é o responsável pela priorização das localidades, priorizando numa segunda etapa as obras que serão executadas por ordem e na terceira etapa, quando há a liberação de recurso o mesmo Comitê faz a distribuição”, esclareceu. 
Bressan enfatizou que a Celpa é a executora do projeto e que só pode fazer aquilo que o Comitê Gestor determina. “Nós já executamos até a 7ª etapa e adentramos à 8ª, com atendimento em grande parte no município de Santarém.”
O diretor assegura que o programa está em andamento, “os últimos levantamentos apontam aproximadamente 405.000 famílias já atendidas na região, isso demonstra o sucesso do programa, fazendo com que muitas pessoas retornem ao campo, criando melhores condições de vida, estamos trabalhando para concluir todas as instalações previstas, até final de 2010”, garantiu.

 Expectativa correspondida  
 O vereador Erasmo Maia (DEM), autor do requerimento que pediu a sessão especial, disse que a sua expectativa foi correspondida. 
“Nós já tínhamos a certeza de que Santarém iria receber recurso financeiro na ordem de R$ 15 a 20 milhões, para a continuidade do programa Luz para Todos e a grata surpresa é que hoje, o Dr. Bressan já traz a relação das comunidades que vão ser contempladas, isso é gratificante, valoriza e dignifica a nossa função e o mais importante é que, quase uma centena de representantes de comunidades esteve presente na sessão, atendendo a mobilização que fizemos”, avaliou Erasmo Maia. 
Sessão inédita
 O presidente da Câmara, José Maria Tapajós (PMDB), ao fazer uma análise do evento, afirmou que foi uma sessão inédita, considerando ter sido  possível trazer à Câmara, a representação da Rede Celpa, em nível de estado e fazer vir ao legislativo, lideranças de comunidades rurais que ainda não foram contempladas com o programa. José Maria Tapajós agradeceu a compreensão do diretor de Programas Especiais da Rede Celpa, Dr. Álvaro Bressan e sua equipe, “que não mediu esforços para atender o convite da Câmara de Santarém, se colocando a disposição para os devidos esclarecimentos”. Tapajós agradeceu também a Imprensa, que divulgou amplamente a realização da sessão especial, para que as lideranças das comunidades mais distantes da sede do município pudessem estar presentes, lotando as galerias.
 “As pessoas não vêem à hora de ver seus sonhos realizados e o compromisso do governo cumprido, que é levar energia firme e forte a todos os brasileiros, como disse e lembro o presidente Lula, que nenhum brasileiro deve ficar sem a comunicação através do telefone, na, ou perto de sua casa e a energia elétrica, que é sinal de desenvolvimento e qualidade de via”, destacou. 
 “A Câmara, como das outras vezes, mostra o cumprimento de seu verdadeiro papel, que é de buscar o entendimento e respostas para os questionamentos dos mais variados assuntos, de interesse da população, até porque, nós somos os verdadeiros representantes do povo”, ressaltou Tapajós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário