quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Hoje na sessão no Poder Legislativo de Santarém

Vereadora sugere tradutor de libras  

A vereadora Marcela Tolentino (PDT), na Tribuna sugeriu que a Câmara contrate um especialista em tradução de libras. A reivindicação da parlamentar se dá depois que ela participou recentemente de uma reunião, com deficiêntes auditivos, que também não falam e que estão articulando a criação de uma associação.
A parlamentar esclarece que a criação da nova associação, tem o apoio das já criadas instituições dos deficientes visuais e físicos. “Já me coloquei a disposição, como membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, para ajudar na formação o mais rápido possível dessa associação”, propôs.
Marcela Tolentino disse que já ofereceu apoios práticos como educação sexual e na área da informática. “Nós temos que fazer o nosso papel de cidadãos, para ajudar a essas pessoas e enquanto legisladores temos obrigação, em fazer com que as leis sejam cumpridas, hoje utilizei a Tribuna, para mostrar a importância de um interprete de libras aqui nesta casa, como ocorre na Câmara Federal, Senado e nas Assembléias legislativas”, defendeu. 
=========================================================== 
 Vereador quer encontro com secretários
O vereador Jailson do Mojui (PSDB) pediu na Tribuna, que a Câmara solicite dos secretários de Agricultura Osmando Figueiredo e da Saúde José Antonio Rocha, um encontro com os vereadores.
Jailson disse estar preocupado com a aprovação do orçamento do município para 2011 e entende ser importante que a Câmara converse com os secretários para que o parlamento sinta quais são as prioridades nesses dois setores de atuação da gestão municipal “e as verbas sejam bem direcionadas”, adverte.  
O parlamentar pediu que fossem contempladas pelo Programa Luz para todos, as comunidades de Xavier, Castanheira, Bananeira, Santa Maria do Aru, Tambu, todas localizadas no planalto santareno. Segundo Jailson é um sonho dessas localidades terem o beneficio da energia elétrica. 
===========================================================  

 Sessão especial para criar conselho  
 O vereador Valdir Matias Júnior (PV), na Tribuna sugeriu a realização de uma sessão especial para que seja amplamente discutida a criação do Conselho municipal de Meio Ambiente. Matias esclarece que a lei propondo a criação do Conselho já está tramitando na Câmara e chegou a Comissão de Meio Ambiente, por ele presidida. O vereador entende que em meio a uma sessão especial, a sociedade representada pelas organizações não governamentais, vai ter oportunidade de discutir sobre a criação desse novo mecanismo. “O importante é que o Conselho Municipal de Meio Ambiente, vai programar políticas públicas sustentáveis para o nosso município, o conselho é responsável, por exemplo, para autorizar ou não o licenciamento de grandes obras na cidade, é importante que a sociedade possa contribuir, fazendo parte da elaboração desta lei”, esclareceu.
===========================================================
Estado do Tapajós: Nova articulação

“Com a eleição de novos deputados e saída de um grande número deles da Câmara Federal, em função da eleição ocorrida no último três de outubro começa em Brasília, uma nova articulação em torno da criação do Estado do Tapajós”, a afirmação é do vereador Reginaldo Campos (PSB), feita na Tribuna. O parlamentar garante que no próximo 23 de novembro, uma comissão da região Oeste do Pará, liderada pelo professor Edivaldo Bernardo, presidente do Movimento em Favor da Criação do novo estado vai estar em Brasília, com o fim de sensibilizar a Câmara Federal, para que no inicio de dezembro o projeto do plebiscito possa estar na pauta e ser votado.  Reginaldo assegura que, caso o plebiscito seja aprovado ainda este ano, já existe orçamento para a sua realização no próximo ano. Ele defende que não se perca a oportunidade “de estarmos juntos construindo a criação da nova unidade da federação.  

A posição do presidente

O presidente da Câmara José Maria Tapajós (PMDB), na Tribuna defendeu a criação do Estado do Tapajós e assegurou que durante esta legislatura os vereadores santarenos não medirão esforços, para que junto aos deputados federais, possam colocar em votação o projeto que pede a autorização para a realização do plebiscito para a criação dos estados do Tapajós e Carajás. “Temos certeza que 2011vai ser um ano de desafios e não vamos nos omitir, estaremos atentos junto com as demais câmaras do Oeste do Pará, firmes na defesa pela criação das novas unidades da federação Tapajós e Carajás”, assegurou Tapajós.  Finalizando o seu pronunciamento o presidente da Câmara José Maria Tapajós (PMDB), defendeu o compromisso de cada eleitor em escolher no dia 31 de outubro o que entender ser o melhor para o Pará e para o Brasil. “Prefiro que cada eleitor, possa ir à urna, votar de acordo com a sua consciência, dentro de uma concepção, que possa lhe permitir que esteja votando correto para um Pará e um Brasil Melhor”, solicitou
==========================================================

Vereadores querem voto consciente
Sendo a última sessão da semana antes da eleição do segundo turno em 31 de outubro de 2010, para governo do estado e presidência da República, vereadores santarenos fizeram uso da Tribuna, nesta quarta-feira (27/10), para chamar a atenção dos eleitores ao exercício do voto consciente:
O vereador Henderson Pinto (DEM), pediu ao eleitorado que não se deixe influenciar pela compra do voto e troca de favores. “é importante que ao votar o eleitor possa estar definindo os destinos de seu estado e país, nos próximos quatro anos”, explica.  
Tarifa de energia fora do normal
O vereador Henderson Pinto (DEM), considerou fora do normal à tarifa de energia que está sendo repassada aos consumidores, pela Rede Celpa. Esclarece que em agosto o quilowatts/hora, custava 33 centavos, em setembro passaram a cobrar 36 centavos e no talão de outubro o aumento no consumo de energia veio para 53 centavos.  Henderson considera um absurdo o aumento que segundo ele, implica em aproximadamente 40%. O vereador disse querer saber o que houve para que chegasse a esse percentual de aumento. O parlamentar garante que vai levar o fato ao conhecimento dos deputados estaduais. 

O vereador Gerlande Castro (PP), considera a campanha eleitoral para a presidência da República de baixo nível e de poucos projetos de mudança na vida do cidadão brasileiro. “A população não quer saber de disse me disse, mas de projetos palpáveis que vai mudar a sua vida, daí a necessidade do voto consciente”, defendeu.





O vereador Carlos Jaime (PT), disse ter visto na campanha eleitoral para presidência da República e governo do estado, “até ofensas morais e questões que ferem a ética, o que precisa ser discutido são projetos para o desenvolvimento do nosso país, não vamos tapar o sol com a peneira, o que nos conforta é que o povo brasileiro está consciente e sabe o que quer”, destacou.