sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Habitação é discutido em conferência

Com a finalidade de elaborar o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), começou na manhã de 5ª feira (04/11), no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA) a Conferência Municipal de Habitação de Interesse Social, promovida pela Prefeitura de Santarém (PMS), através das Secretarias Municipais de Planejamento (SEMPLAN) e de Habitação (SEMH).
De acordo com Beto Frazão, titular da Secretaria Municipal de Habitação, o município tem até o final deste mês para aprovar esse plano. “A partir daí ficaremos aptos a buscar recursos junto ao Governo Federal e ao Ministério das Cidades para a implementação das políticas e das diretrizes habitacionais de interesse social”.
A prioridade inicial, de acordo com o secretário, é trabalhar na remoção de famílias que hoje vivem em áreas de risco e em assentamentos precários. Um diagnóstico feito pela Secretaria Municipal de Habitação mostra que o défict habitacional em Santarém pode chegar a 28 mil unidades habitacionais. Esse número contempla além das casas que não oferecem condições de moradia, pessoas que moram de aluguel, mais de uma família vivendo dentro do mesmo imóvel, etc. “Vamos trabalhar, inicialmente, com famílias que ganham até 05 salários mínimos. Esse número chega a 18 mil unidades habitacionais”, ressaltou.