terça-feira, 29 de março de 2011

Defensoria Pública se une ao Grupo de Trabalho de Belo Monte

O Grupo de Trabalho de Belo Monte (GTBM) conta agora com a participação da Defensoria Pública do Estado. A adesão foi oficializada na tarde desta segunda-feira, 28, durante reunião no Palácio dos Despachos entre o defensor público Geral, Antônio Cardoso, e o vice-governador Helenilson Pontes, que também coordena o GTBM.
O titular da Defensoria acredita que esta integração pode potencializar a intervenção do órgão na região do Xingu, tanto no aumento do quadro de defensores quanto na melhoria da infraestrutura atual. "Além disso, contribui para a qualidade do serviço, melhorando o atendimento na área da defesa jurídica dos moradores que serão atingidos pela obra", afirmou Antônio Cardoso.
Atualmente a Defensoria Pública do Estado possui cinco defensores lotados em Altamira. De acordo com Antônio Cardoso, estes profissionais têm se especializado nas áreas de Direito Agrário e Ambiental para cobrir os diversos aspectos jurídicos da região.
Segundo o defensor geral, existe ainda o telefone 129, que atende cerca de 60 pessoas por dia, principalmente em assuntos referentes aos impactos de Belo Monte, como as indenizações para quem terá sua propriedade alagada.
De acordo com o vice-governador, até o final desta semana deverá ser concluído o Plano de Segurança para Belo Monte, e a inclusão da Defensoria Pública ao GTBM já vem somar a este planejamento, garantindo, assim, os estudos necessários para cobrar as condicionantes da implantação da Usina de Belo Monte.
Dani Franco - Ascom /Vice-governadoria- para o blog