
A exploração mineral em Terras Indígenas no Amazonas entrou na pauta de discussões da Confederação Nacional da Indústria (CNI), , durante a 12ª Reunião Ordinária da Comissão Especial de Mineração, realizada em Brasília. Esse debate é o primeiro passo do setor mineral brasileiro para que seja aprovado, ainda este ano, pelo Congresso Nacional, o projeto de lei sobre mineração em Terras Indígenas.
O Amazonas foi representado no encontro pelo titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas, Bonifácio José Baniwa, o presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), deputado Sinésio Campos (PT), e o secretario de Geodiversidade e Recursos Hídricos da SDS, Daniel Nava.
Segundo o deputado Sinésio, o conhecimento sobre como trabalhar a exploração mineral em Terras Indígenas no Amazonas será buscado, primeiro, por meio de intercâmbio com o Canadá, a África do Sul e a Austrália. “O setor mineral, o Governo do Amazonas e a ALE-AM começará conhecendo os moldes da mineração praticada pelos indígenas no Canadá”, disse o deputado.(Ascom-ALEAM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário