sexta-feira, 11 de março de 2011

Um dos maiores terremotos com tsunami atinge o Japão

 Um terremoto de magnitude 8,9, atingiu nesta sexta-feira (11), a costa nordeste do Japão, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). O abalo gerou um alerta de tsunami para a possibilidade de ondas de até seis metros, mas, a CNN mostrou cenas de áreas populacionais sendo inundadas. O terremoto é um dos maiores já registrados na história, abaixo apenas, daquele que é considerado o maior de todos, ocorrido no Chile na década de sessenta e que chegou a 9,3 na Escala Richiter.
O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 10 km. Há dois dias, na mesma região, ocorreu um terremoto de magnitude 7,3 na escala aberta de Richter que não causou danos.
As TVs locais relatam que o tremor provocou um tsunami na cidade de Sendai. As imagens mostram carros e barcos sendo arrastados pela água.
De acordo com a agência local Kyodo, a polícia de Miyagi, uma das províncias afetadas, informou que há feridos na região do terremoto. As autoridades do país ainda não se pronunciaram.

O abalo sacudiu com força os edifícios de Tóquio. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas. A rede TBS mostrou um prédio em chamas na ilha futurística de Odaiba, na capital japonesa.
Em 27 de fevereiro do ano passado, um tremor de 8,8  deixou mais de 800 mortos. O terremoto no Chile, considerado então o quinto maior da história, ocorreu durante a madrugada e também causou tsunamis. O epicentro foi a 35 km de profundidade. (G1 e BlogdoColares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário