sexta-feira, 1 de abril de 2011

Festa da Integração Nordestina marcada para o mês de junho

Secretária Jarle Aguiar coordenará mais uma vez a festa

Os problemas ocasionados pelas fortes chuvas em pontes e ramais de recém-criado Município de Mojuí dos Campos não irão prejudicar a realização da Festa da Integração Nordestina, segundo o vereador Emir Aguiar. O evento foi confirmado pela coordenação,  na pessoa da competente titular da Secretaria de Cultura do Municipio, a Senhora Jarle Aguiar, para o mês de junho próximo, em Mojuí dos Campos.
De acordo com o vereador líder do Governo do Poder Legislativo, Emir Aguiar, várias reuniões de articulações, para que o evento repita o sucesso dos anos anteriores, estão ocorrendo em Mojui dos Campos e Santarém. Ele garante que é determinação da prefeita Maria do Carmo Martins Lima, que seja realizada mais uma festa da Integração Nordestina.
“E com certeza vai ser realizada”, assegurou.
Durante quatro dias a vila de Mojuí dos Campos torna-se palco de danças, exposições e shows culturais. O evento lembra a saga de migrantes nordestinos que vieram se aventurar na região Oeste do Pará, no período áureo da exploração da borracha e construíram na localidade de Mojuí dos Campos, distante 37 quilômetros de Santarém, uma história de trabalho.
Quem participa do evento, encontra nas barracas da Praça de Santo Antônio, iguarias da culinária nordestina, como rapadura, doce de jaca, goiaba com leite, moreninha, buchada de bode, doces de mel de cana e batidas (cachaça misturada com suco de frutas).
A inovação tem sido o museu de antigos moradores, lugar que conta um pouco dos costumes do povo trabalhador do nordeste do Brasil. As fotos registraram gerações passadas que viveram na vila e que deram origens aos novos habitantes.
Segundo a coreógrafa Daniela Neves, a pesquisa sobre as danças foi um resgate feito junto aos grupos folclóricos. Para a secretária municipal de Cultura, Jarle Aguiar, a festa procura envolver toda a comunidade e acima de tudo tem cunho educativo, pois conta a saga dos nordestinos que escolheram Mojuí para recomeçar suas vidas.
Por: Manoel Cardoso/Blog do Colares