quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Capitania dos Portos de Santarém muda de categoria

Evento será comandado pelo Capitão Paulo Antônio Carlos

Capitão Paulo Antônio Carlos
Acontece nesta quinta-feira, dia 27, às 10 horas, cerimônia de elevação da Delegacia da Capitania dos Portos de Santarém à categoria de Capitania dos Portos de 2ª. Classe. O evento terá a presença do Comandante do 4º. Distrito Naval, Almirante Eduardo Otávio Fernandes de Hônkis; do comandante em Santarém, Capitão Paulo Antônio Carlos, de outros militares e autoridades civis, bem como do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Pará, Odair Corrêa.
Atualmente, no estado do Pará, somente Belém possui uma Capitania dos Portos. Em virtude do crescimento do município de Santarém e do aumento do número de embarcações, e conseqüentemente, do número de pessoas dedicadas à segurança da navegação, a Marinha entendeu que era necessário o fortalecimento do poder de atuação na região.
A Marinha está presente em Santarém há 192 anos e teve seu início como Agência Fluvial, sendo elevada à Delegacia, chegando hoje à categoria de Capitania dos Portos, passando a ter sob sua jurisdição toda a Região do Médio e Baixo Amazonas.(Impacto)