segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Barco Hospital volta a trabalhar...

BARCO ABARÉ FAZ NOVA VIAGEM PARA A REGIÃO DO TAPAJÓS

Após conseguir na justiça o direito de permanência em Santarém do Barco Hospital Abaré, que funciona como Unidade de Saúde Fluvial, a Prefeitura, por SEMSA, manteve o cronograma de atendimentos de saúde aos moradores das regiões de rios e lagos do município para os próximos seis meses.
“Esta é uma de nossas Unidades Fluviais que garante o acesso da população ribeirinha aos serviços de saúde, que é um direito constitucional que precisa ser respeitado. Nosso trabalho é realizado em parceria com o Projeto Saúde e Alegria e já se tornou uma referência nacional. Na ameaça anunciada de perdemos este barco, acionamos a justiça que reconheceu, embora em caráter liminar, o prejuízo imensurável que teríamos com a retirada do mesmo nos serviços prestados aos moradores de comunidades distantes. O Abaré é uma conquista não só do governo, mas de toda a população santarena”, declarou a prefeita Maria do Carmo.
Na noite de ontem 22 de fevereiro, a Unidade de Saúde/Abaré I, seguiu viagem para a região do Tapajós/Resex, onde permanecerá com uma equipe de saúde multidisciplinar até o dia 3 de março próximo.
A Coordenação de Rios e Lagos da secretaria municipal de Saúde (SEMSA), informou que a peta será atender 1.857 famílias residentes em 38 comunidades da região do Tapajós. Serão prestados os seguintes serviços: consulta médica, consulta de enfermagem, atendimento odontológico, coleta de PCCU, coleta de exames laboratoriais, vacinação, pré-natal, HiperDia, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da Criança, acompanhamento dos pacientes em tratamento de tuberculose e hanseníase, entrega de medicamentos da farmácia básica, educação em Saúde, visitas domiciliares, entre outros.
“A ação será coordenada pela enfermeira Marcela Brasil, que contará com a ajuda de 20 profissionais de saúde. Nosso objetivo será melhorar a qualidade de vida dos moradores daquela região através da nossa oferta de serviços preconizados pelo ministério da Saúde para as Equipes da Estratégia Saúde da Família”, afirmou o médico Emmanuel Silva, titular da SEMSA. ( Ascom/PMS)

Blog. Aleluia!!!