segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nélio assume a vaga de Novelino

A fatalidade que envolveu a morte do deputado estadual Alessandro Novelino, na manhã de hoje próximo à capital em um acidente aéreo, foi determinante para as mudanças no quadro político de Santarém, em pleno ano de eleições municipais. O vereador Nélio Aguiar, é o primeiro suplente do Partido da mobilização nacional, (PMN) e obteve nas eleições quando disputou uma vaga à Assembléia Legislativa, precisamente 19.151 votos. Se o critério da substituição fosse levado em conta o critério as coligação, Nélio também teria direito á vaga, pois é primeiro suplente do partido na coligação.
Nélio, em entrevista exclusiva ao IMPACTO, lamentou o episódio, por se considerar amigo de Novelino. “estou consternado, pois tinha com ele relação de amizade” lamentou. Nélio disse  ‘que a relação de apreço era tamanha, que Novelino durante a campanha, disponibilizou um helicóptero para que Nélio fizesse sua campanha com mais agilidade. Na época, Nélio recusou a oferta e agradeceu a deferência.
Em casos de vacância, o vereador Nélio Aguiar, deve esperar a comunicação por parte do presidente da Assembléia legislativa do Pará Manoel Pioneiro. O prazo regimental é de 30 dias para as providências de documentação, relativas à posse.
Nélio Aguiar vinha sendo sondado para ser candidato a vice prefeito de Santarém, por uma chapa de oposição, por ser considerado um nome sem rejeição, e que poderia fazer a diferença em uma disputa. Sobre isso, Nélio foi instado a se posicionar diante dos desdobramentos que vão culminar com o fim de um mandato na Assembléia Legislativa. Nélio ao ser indagado respondeu com toda a convicção. “Vou assumir a vaga deixada pelo Novelino, e já é ponto pacífico que não aceitarei concorrer à vaga de vice prefeito de Santarém”.
Desde do ano passado, o vereador Nélio Aguiar vinha sendo cogitado para substituir o deputado João Salame, o mais votado do partido, que como segundo colocado nas eleições à prefeitura de Marabá, assumiria o cargo do prefeito eleito, Maurino Magalhães.
 Maurino chegou a ser cassado no dia 03 de outubro do ano passado, pela juíza eleitoral Claudia Regina Moreira Favacho Moura., acusado de praticar “caixa 2”, durante a campanha eleitoral de 2008. Com a confirmação de que o deputado João Saleme, segundo colocado na disputa assumiria a vaga de Maurino, Nélio assumiria a vaga de Salame.
 Mas antes que Salame se decidisse, a prefeitura de Marabá passou a ser administrada provisoriamente pelo presidente da Câmara des vereadores Nagib Mutran Neto (PMDB). O deputado João Salame, temia perder o mandato de deputado caso Maurino fosse reconduzido ao cargo, o que acabou acontecendo.
O prefeito de Marabá, já havia sido cassado pela primeira vez, logo  no  início deste ano, pelo  juiz Cristiano Magalhães Gomes pelos mesmos motivos, e retomou a posição por meio  de liminar.
O desfecho acabou beneficiando Maurino a permanecer no caro, afastando todas as possibilidades de Nélio assumir a vaga de Salame.
Com a vacância de Nélio Aguiar na Câmara de Santarém, seu substituto deverá ser Rogélio Cebulisk, conhecido popularmente como Gaúcho que tem como maior reduto, o bairro da Nova República liderança do bairro,e na condição de primeiro suplente do PMN.