quinta-feira, 1 de março de 2012

Deu no jornal...

Serra promete, de novo, cumprir mandato inteiro
Pré-cadidato à Pfeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra (PSDB) disse que, se eleito, vai cumprir os quatro anos do mandato. Em 2006, ele renunciou ao cargo para concorrer ao governo de SP. Segundo ele, o sonho de ser presidente está “adormecido”.

Supremo libera CNJ para investigar renda de juízes estaduais
O ministro do STF Luiz Fux liberou investigações do CNJ em folhas de pagamento e declarações de renda de juízes estaduais, segundo a TV Globo. Fux, porém, vetou o uso do relatório que revelou a movimentação financeira atípica dos juízes.

Governo eleva alíquota do IOF para segurar a queda do dólar
O governo vai elevar mais uma vez a alíquota do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) sobre a entrada de moeda estrangeira para segurar a valorização do real, informa Valdo Cruz.
A medida deve taxar captações de empréstimos no exterior por empresas sediadas no país. O dólar acumula queda de 8% neste ano.

Por comida, Coreia do Norte aceita para projeto nuclear
Em troca de alimentos, o novo diatador da Coreia do Norte se comprometeu com os Estados Unidos a abrir o complexo nuclear do país para inspeção internacional e a suspender testes atômicos e o enriquecimento de urânio. É o primeiro acordo desde que Kim Jong-un assumiu o poder.
Já houve outras três tentativas de suspender o programa nuclear da Coreia do Norte, que vem sofrendo com crises cíclicas de abastecimento de comida.

 Dilma faz Crivella ministro para enfrentar Serra em SP
A presidente Dilma Rousseff tirou a pasta da Pesca do PT e a entregou ao senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio e ligado à Igreja Universal. A estratégia, que foi costurada com o ex-presidente Lula, deverá ajudar o candidato do PT a prefeito de são Paulo, Fernando Haddad, e foi posta em prática dois dias após o tucano José Serra confirmar que pretende disputar a prefeitura. O PT, que perdeu um ministério e teve o ministro Luiz Sérgio demitido nas férias, optou pelo silêncio, reforçando a nálise de que o objetivo seja fortalecer Haddad contra Serra.

Presidência da República, um ‘sonho adormecido’
Pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB, José Serra negou que, se eleito, vá deixar de cumprir o mandato, como já fez duas vezes, para disputar eleições em 2014. Para ele, o sonho da Presidência “ficará adormecido”.

CNJ poderá investigar, em parte, bens de juízes
Interrompidas desde dezembro por efeito de liminar do Supremo, as investigações sobre a evolução patrimonial de magistrados e servidores do Judiciário poderão ser retomadas em parte pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ontem, o ministro relator no STF, Luiz Fux, liberou a apuração com base em Declarações de Imposto de Renda apresentadas aos tribunais e também sobre as folhas de pagamento, mas sem o uso de informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre movimentação financeira acima da média.

Mercadante culpa país por falhas do Enem
Em audiência no Senado, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, atribuiu ao tamanho do Brasil os inúmeros problemas que marcaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Governo punirá 100 militares por manifesto
O ministro da Defesa, Celso Amorim, determinou ontem que sejam punidos os cem oficiais da reserva autores do manifesto com críticas ao governo. A presidente Dilma cogitou prisão para um deles.