terça-feira, 5 de junho de 2012

Semana do meio ambiente encerra hoje


Vereador Valdir Matias JR(PV)
Com evento marcado para acontece hoje (05/06) a noite nas dependências das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), encerra-se a programação alusiva a Semana do Meio Ambiente. A informação dada na Tribuna é do vereador Valdir Matias Júnior (PV).

“Florestas e mudanças climáticas ameaças e oportunidades para o município de Santarém é o tema da mesa redonda que acontece no auditório central da FIT”.
Para o vereador Valdir Matias Júnior, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, a Semana do Meio Ambiente, foi de reflexão, luta pela preservação ambiental, pela saúde da água. “Esperamos que a educação ambiental, seja levada a todas as famílias santarenas”. Indica.

Prioridade de governo    
O vereador Valdir Matias Júnior disse que a preservação ambiental, dentro de um contexto santareno, deveria ser uma prioridade do governo. “Infelizmente isso não tem ocorrido nos últimos 20 anos”. Assegura.

“O parlamentar entende Santarém, como uma cidade com características amazônicas muito fortes, localizada entre o rio e a floresta e que precisa tratar questões ambientais, com prioridade”. Descreve.

Orçamento

Valdir Matias relata que o orçamento na área ambiental aumentou consideravelmente de 2005 para cá, de R$ 400 mil para R$ 4 milhões/ano, “muito pouco  tem sido feito com relação a fiscalização, a aplicação das leis, dos licenciamentos ambientais mais rígidos, de uma Santarém como modelo de cidade sustentável na Amazônia”. Considera.

Sugestão

Na condição de presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Valdir Matias dá como sugestão para melhor atenção da gestão municipal a preservação do meio ambiente, “que isso se torne uma política pública fundamental para o governo, fazendo isso vamos fortalecer a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com mais fiscais, equipe técnica para analisar de forma competente os licenciamentos ambientais, arborizar melhor a cidade e termos iniciativas de educação ambiental mais forte, influente e assim vamos conseguir fazer uma Santarém moderna, justa, com qualidade de vida, equilibrada, sem poluição, degradação e devastação”.