Vereador pede providências:Na sessão que houve na terça-feira, na Câmara Municipal de Santarém, o caso da destruição da serra do Saubal e devastação na área de preservação foi levado ao conhecimento dos demais vereadores e a opinião pública através de pronunciamento do vereador Rogélio Cebulisky, conhecido por “Gaúcho da Quadra”. Ele usou a tribuna para fazer o desabafo em forma de pronunciamento parlamentar: “A Seminf (Secretaria Municipal de Infra-estrutura) deveria colocar fiscalização no local, para pelo menos coibir essa prática irregular de transformar a área em depósito de lixo a céu aberto, principalmente se tratando de uma área de preservação ambiental”, afirmou o Vereador.
Enquanto nada é feito para preservar o local, tudo contribui para a degradação, inclusive muita gente que ainda cultiva a prática irregular de depositar lixo na encosta da serra do Saubal. Somente uma fiscalização rigorosa poderia colocar freio aos instintos de quem aproveita para fazer de uma área de preservação um latão de lixo.
Segundo informações, foi instalado um Conselho de Preservação, formado por moradores do local, porém, precisa ser colocado em prática, para poder exercer sua autoridade. Conforme informações, está faltando o regimento interno, algumas regularizações do Conselho, para poder funcionar de fato e de direito. Enquanto isso, o lixo se acumula por toda a área de preservação, que por conta do descaso da Prefeitura, agora não passa de um lixão, que aumenta cada vez mais.