quarta-feira, 29 de maio de 2013

Notícias desta quarta-feira - 29 de maio.


Proibição de garrafas PET nos estádios da Copa causa confusão nos bastidores

A proibição das patéticas caxirolas nos jogos da Copa das Confederações e da Copa 2014, anunciadas anteontem pelo COL, não produziram um fio de controvérsia. Ninguém mesmo queria aquele OVNI nos estádios.
Mas no pacote do COL há um outro veto, que está causando uma tremenda confusão nos bastidores, sobretudo entre os patrocinadores da Fifa  e nos concessionários dos estádios: além das caxirolas, foram proibidas também a venda de refrigerantes e águas em garrafas PET.
O veto surgiu a partir de uma recomendação do secretário extraordinário de segurança para grandes eventos, José Gomes Monteiro Neto, ao COL. Para ele, garrafas PETs, cheias naturalmente, poderiam ser usadas para agressões.
Os governadores Agnelo Queiroz, Cid Gomes e Jaques Wagner, já enviaram ao COL sinais de que são contra a medida. Os concessionários dos estádios também, alegando que se tiverem que verter os refrigerantes e águas em copos haverá confusão nos bares, por causa da lentidão do serviço.
Há uma mobilização desta turma para reverter a decisão. Alegam que nas Copas anteriores as PETs eram permitidas.

Exército convoca e STJ obriga médico a prestar o serviço militar onze anos após dispensa

Vai ter que servir
Dispensado do Exército em 2002 por excesso de contingente, um estudante de Medicina concluiu sua graduação em 2008 e sua residência em 2012.
Quando achou que iniciaria sua vida profissional, recebeu um comunicado do Exército solicitando sua apresentação para o serviço militar obrigatório.
O médico, especializado em dermatologia, ainda tentou entrar na Justiça para evitar a convocação.
Alegou que havia sido dispensado em 2002, não havendo o chamado adiamento de incorporação.
Apesar da tentativa, o STJ entendeu que a Lei do Plano Geral de Convocação para o Serviço Militar cria situações especiais para estudantes de Medicina, Farmácia, Veterinária e Odontologia, que podem ser convocados para um serviço de dois anos após concluírem suas graduações.

Sem regras para uso de internet, patrocinador da seleção incentiva uso de rede pelos jogadores

Felipão vai gostar da ideia?
Enquanto Felipão não define as regras da seleção para o uso da internet, os jogadores vão sendo incentivados a usar a rede. A Vivo, patrocinadora da seleção, distribuiu 45 modems 4G Plus em formato de pen drive para Neymar e cia usarem a internet ainda mais rápido na concentração dos jogos contra Inglaterra e Copa das Confederações.
Falta ainda a comissão técnica definir se os jogadores poderão usar livremente as redes sociais durante a competição.

Trapalhada do Bolsa Família

Trapalhada e informativo
Depois da trapalhada envolvendo a liberação antecipada dos saques do Bolsa Família e de mentir sobre o erro cometido, a cúpula da Caixa Econômica Federal agora tenta atenuar o bombardeio vindo do Congresso.
A gerência de Relacionamento Parlamentar do banco enviou uma nota aos 81 gabinetes do Senado a pretexto de prestar esclarecimentos sobre a confusão.
O comunicado não só não explica, como ignora solenemente a mentira oficial desmascarada pela Folha de S.Paulo de sábado – inicialmente, o banco afirmou que não antecipara os depósitos, mas voltou atrás e acabou tendo de admitir o erro.
Mas a omissão sobre os fatos mais relevantes é detalhe diante da tentativa de capitalizar a bobagem. No final do primeiro parágrafo, a Caixa afirma: “o fato de o calendário estar liberado (o depósito ter sido antecipado) evitou um problema maior caso as famílias não tivessem acesso ao seu benefício”.

Irritação petista com Dilma

Correligionários insatisfeitos
A bancada petista do Senado chegou ao limite com a pouca flexibilidade política de Dilma Rousseff e seu governo. Nove entre dez correligionários de Dilma na Casa não escondem a irritação com o contingenciamento de emendas, a letargia para dar início à melhorias já prometidas e a falta de interlocução com o Palácio do Planalto.
Resumindo, são as velhas queixas ao estilo de Dilma de tocar o barco. Um integrante da bancada afirma que o caldo está prestes a entornar:
- Tem uma hora em que não dá mais para segurar. As confusões durante a votação da MP dos Portos deveriam ter acendido o sinal amarelo da presidente porque, a qualquer momento, pode pintar o vermelho e o governo sofrer uma derrota vergonhosa, com participação da base aliada.

Tensão nas alturas

Erro no Bolsa Família irritou Dilma
O nível de tensão no Palácio do Planalto por causa da trapalhada da Caixa Econômica Federal com o Bolsa Família nunca esteve tão elevado. Dilma está uma fera.
Se cabeças vão rolar? Ainda é cedo para dizer.

Sondagem da Inglaterra

Depois de Dória, mais um botafoguense cobiçado
O Manchester United está interessado no goleiro Jefferson do Botafogo. Já acenou à direção do clube com uma proposta de quatro milhões de euros.

Mais do que mil palavras

Maquiagem no plenário
Vanessa Grazziotin faz o que pode no Plenário do Senado. Hoje mesmo, a fiel comunista perdeu longos minutos retocando minuciosamente a maquiagem, impassível, enquanto Álvaro Dias discursava sobre as confusões registradas no pagamento do Bolsa Família.
Vanessa não conseguiu dar atenção, estava hipnotizada com o espelho.

1 milhão

Filme líder de público
Em apenas três dias, Velozes e Furiosos 6 bateu a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas brasileiros – 1 016 000, para ser mais preciso.
Segundo a Rentrak, o filme no fim de semana ficou à frente de Reino Escondido, Homem de Ferro 3 e Somos tão Jovens – filme sobre a Legião Urbana que chegou a 1,5 milhão de espectadores em quatro semanas de exibição.

No Top 10

Final da Champions no cinema
A final da Champions League no sábado a tarde entrou para o Top 10 da Rentrak nesta semana. Exibido em 49 salas, o jogo entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund levou 8 666 pessoas para o cinema e arrecadou 336 000 reais.