sexta-feira, 21 de junho de 2013

Câmara: Mais perto do povo.


Câmara Municipal deu início as sessões Itinerantes.

Aconteceu ainda pouco na comunidade Boa Esperança, localizada na Rodovia Santarem /Curuauná, uma sessão itinerante, que contou com a presença de vinte vereadores dos vinte um que compõem o poder legislativo do município de Santarém, o vereador Geovani Aguiar (PSC) que  não esteve na sessão por motivos de força maior.
A sessão aconteceu em uma sede esportiva, da comunidade, e contou com a presença de quase 500 pessoas que vieram em caravana de varias localidades adjacentes. A sessão foi presidida pelo presidente da câmara, vereador Henderson Pinto que conduziu os  trabalhos do legislativo.
Presença no local de lideranças comunitárias, que tiveram espaço concedido pela câmara para apresentarem suas revindicações e suas demandas, para que a câmara possa apresentar todas as revindicações ao poder executivo do município, e também as autoridades estaduais e Federais se assim for preciso.
Um dos Comunitários residente na Comunidade de Pilhauna expressou toda sua revolta com Prefeitos que já se passaram pelo Município de Santarém, segundo o agricultor uma das maiores dificuldades da população rural é o problema de água potável e a falta de estradas e vicinais para que os agricultores possam produzir com abundância e escoar suas produções para a Zona Urbana . O Agricultor engrossou o coro e foi mais longe , insatisfeito ele falou que os pobres dos colonos trabalham a vida toda para abastecer a população das grandes Cidades mas que mesmo assim são esquecidos pelos governantes , na ocasião o agricultor foi aplaudido pelo público presente e também pelos Vereadores.


Depois dos Vereadores presentes ouvirem os clamores da população rural , os Edis se pronunciaram para o público presente . Segundo o Vereador Dayan
Serique (MD) , foi um fato histórico para uma aproximação entre Câmara de Vereadores e a População . Dayan Serique falou da importância do contato pelo fato de ouvirem todas as necessidades da população que precisa do apoio da Classe Política . " A partir do Momento que a Câmara Municipal se aproxima da população que na realidade precisa dessa aproximação , desse contato entre o 'Povão' e os ' Vereadores' ".
Segundo o Presidente da Câmara, o Verador Henderson Pinto, a primeira sessão itinerante que foi realizada pela Câmara Municipal realizou todas as expectativas , Henderson Pinto disse que eram esperados no local umas 150 pessoas , mas, os vereadores foram surpreendidos com uma quantidade de quase 500 pessoas ."Isso para nós é um motivo de alegria , isso dá ênfase e concretiza tudo o que falávamos e que também a população cobrava do Poder Legislativo uma maior proximidade entre a população, essa primeira sessão itinerante ficará na história de Santarém como umas das seções participativas e com a presença de todos os Vereadores, com a exceção apenas do Vereador Geovani Aguiar que precisou viajar para um compromisso inadiável, mas que dos 21 vereadores , 20 estavam aqui presentes".
Vale ressaltar que na Sessão itinerante estiveram presentes lideranças de 36 comunidades que apresentaram suas demandas que agora será enviada para o poder legislativo e para os poderes constituídos sejam eles a nível Federal, Estadual ou Municipal para que sejam incluídos dentro do planejamento do município de Santarém.
Fonte e fotos: Elias Junior