sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Coluna IMPACTO no Blog

1UEPA em Placas
O deputado Nélio Aguiar (foto) apresentou Moção na Alepa, solicitando ao Governador a implantação de um Campus da UEPA no município de Placas, no Oeste do Pará. “A solicitação, além de trazer melhorias para o Município e regiões próximas, também é uma reivindicação dos moradores de Placas”, disse o Deputado. Nélio falou que a instalação do Campus é defendida pela população que há anos realiza manifestações em defesa do projeto de interiorização da universidade, considerando que muitos jovens ao concluir o ensino médio e para dar continuidade nos estudos precisam se deslocar para outros municípios ou até outros Estados, tendo ainda que dispor de boa parte de recursos financeiros para se manterem fora de sua cidade, comprometendo a renda familiar.
Alunos revoltados
Os alunos da escola estadual Onésima Pereira de Barros, no bairro do Caranazal, em Santarém, realizaram um protesto na tarde de quarta-feira (25), em frente à escola, localizada na avenida Mendonça Furtado, esquina com a travessa Frei Ambrósio, que apresenta estrutura precária e inadequada para o ensino. O prédio da escola foi inaugurado em junho de 1989, com quatro pavimentos. Os alunos cobram a reforma que foi prometida há um ano, mas que até o momento não iniciou. Os principais transtornos são quanto à fiação elétrica. Não há energia nos pavilhões 2 e 3, o que obriga os alunos que estudam no período noturno saírem mais cedo. Isso mostra o descaso do Estado com a educação de Santarém e região.
Corrupção eleitoral
A menos de um ano e dois meses para as eleições de 2014, movimentos sociais de Santarém viabilizam combater a corrupção eleitoral. Para que a legislação seja aplicada de forma regular durante as eleições de 2014, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral está organizando um abaixo assinado para transformar o projeto nº 6.316/2013 na Lei das eleições limpas, que propõe o fim das doações de empresas nas campanhas eleitorais; menos candidatos para os cargos; que os candidatos sejam eleitos pelo voto e não puxados por um candidato muito votado na mesma chapa; reforma política transparente entre outros artigos. A Diocese de Santarém anunciou que o lançamento do abaixo assinado está previsto para acontecer neste final de semana.
Manejo Sustentável
Uma equipe do INPA está em Porto Trombetas, no Oeste do Pará, para mais uma etapa do processo de racionalização do manejo sustentável da copaíba. Essa fase compreende a identificação da população de copaibeiras em uma nova área do platô Monte Branco, campo que será minerado em 2015. O Projeto é desenvolvido pela Mineração Rio do Norte em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), e beneficia as comunidades Jamari e Curuçá-Mirim.
Nova rádio FM
Programada para acontecer no mês de dezembro próximo, a inauguração da Rádio Princesa FM gera expectativas entre ouvintes de várias classes e faixas etária de Santarém. Hoje, o Município conta com duas rádios FM. Para quem é ouvinte assíduo das rádios, uma programação diferenciada está sendo prometido pela direção da nova emissora. Com o intuito de colocar a rádio no ar, na tarde da última sexta-feira, 20, testes foram realizados na Princesa FM, com sinal sendo gerado de Santarém, com um Mega Transmissor de 12,000 Watts de potência, onde cobrirá todos os municípios da Região Oeste do Pará.
Operação Sorriso
A Operação Sorriso Brasil será realizada em Santarém no período de 2 a 7 de dezembro. Os agendamentos para os atendimentos aos pacientes com fissuras labiopalatinas já estão sendo realizados. A operação já realizou cirurgias em mais de 140 mil crianças, jovens e adultos em todo o mundo. Em mais de 50 países, entre eles o Brasil, a vida de pacientes com fissuras labiopalatinas se transformou. Com a ajuda de profissionais e voluntários, a ação ganha força, inclusive em Santarém, onde este ano os atendimentos já iniciaram. A cidade virou polo das cirurgias de correção e vai receber pacientes de outras regiões do Pará e estados vizinhos. O local onde serão realizadas as cirurgias será a Casa da Criança, na avenida Barão do Rio Branco, bairro Santa Clara.