quinta-feira, 30 de abril de 2015

CÂMARA VOTARÁ REFORMA POLÍTICA NO FINAL DE MAIO

votoO presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), destarte os defeitos que lhe carimbam uma certa truculência no trato político com o Planalto, tem demonstrado que, na chuva ou no sol, está decidido que a pauta da Câmara Federal deve seguir viagem e não estacionar em decenais delongas sobre temas nacionais que são caros ao país.
No caso da terceirização, por exemplo, a Câmara votou. Se o projeto será modificado no Senado, onde creio que será aparado nos excessos, é outra história, mas o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RJ), vai na contramão ao avisar que na Casa Alta o projeto terá longo curso, pois o Congresso precisa votar e entregar ao Brasil a pauta limpa.
Seguindo com a sua procissão, o presidente da Câmara já avisou: nenhuma viagem oficial será autorizada aos deputados na última semana de maio, pois nessa semana será votado o texto da Reforma Política, e como esta se costura como Emenda à Constituição, o quorum é qualificado, ou seja, só passa com uma maioria de 308 deputados dizendo sim, número que, até hoje, apenas governos, suando a camisa, têm conseguido colocar no Plenário em votação.
É possível que Cunha não consiga aprovar a Reforma Política desejada, pois os dissensos referentes são maiores que os consensos, mas é preciso pautar, discutir e votar.