quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ESTATUTO DO DESARMAMENTO...

'Bancada da bala' quer mexer pra piorar o Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento é alvo de investidas no Congresso Nacional
O Estatuto do Desarmamento, contribuiu, entre 2003 e 2012, para evitar a morte de 121 mil pessoas no País. Os dados foram apresentados pela Organização Não Governamental (ONG), Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), na quarta-feira (29). Entre 1979 a 2003, o número de assassinados por arma de fogo foi de aproximadamente 500 mil pessoas. Apesar da contribuição para redução dos números, o texto ainda é alvo de inúmeras investidas no Congresso Nacional, principalmente por parte da ‘bancada da bala’.

O Projeto de Lei 3722/12, de autoria do deputado Rogério Peninha (PMDB-SC),prevê que um cidadão de 21 anos possa adquirir até nove armas de fogo e 50 munições por mês. A determinação anterior previa como idade mínima 25 anos e 50 munições por ano. Dos cerca de 20 deputados nomeados para analisar o texto, 11 tiveram em suas campanhas financiamento da indústria bélica.

De acordo com o membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, deputado Marcon (PT-RS), o Partido dos Trabalhadores (PT) “repudia a proposta da bancada da bala” que tenta derrubar o Estatuto.