terça-feira, 8 de setembro de 2015

E AGORA JOSÉ?

MPE estipula prazo para acabar com Feira do Tablado

Prefeitura quer transferir feirantes para o Mercado da Prainha e Mercado da Rodagem


Feira do Tablado está com dias contados
Feira do Tablado está com dias contados
O tradicional centro de compra de produtos da agricultura, que fica localizado na orla de Santarém, em frente ao Mercadão 2000, deverá ser retirado daquela área, conforme solicitação do Ministério Público Estadual (MPE).
O prazo de 60 dias estabelecido pelo MPE para que a Prefeitura realize a transferência dos feirantes já se esgotou. Segundo informações do vice-presidente da Associação dos Feirantes do Tablado, Pedro Lemos, atualmente a feira possui 45 barracas, que abrigam cerca 70 trabalhadores. A proposta da Prefeitura é transferir os feirantes para dois locais. O destino seria o Mercado da Prainha, localizado na Avenida Curuá-Una ou o Mercado da Rodagem, localizado na Avenida Magalhães Barata.
A insatisfação com a medida é geral, desde feirantes aos consumidores, passando pelos estivadores, que realizam o transporte dos produtos para as barracas. Pelo cálculo da Associação, mais de 200 pessoas dependem diretamente da feira para garantir a renda e o sustento de suas famílias.
De acordo com o MPE, o principal motivo para retirada da feira, está no fato da mesma representar um agente de poluição do Rio Tapajós, com grandes problemas no aspecto sanitário, colocando em risco a saúde da população.
Para os feirantes, os locais para onde a Prefeitura quer transferi-los não é uma solução viável, pois a infraestrutura é mínima, longe do centro e com pouca procura pela população, o que torna inviável a atividade.