O vereador Emir Aguiar (PR), na tribuna, sessão da quarta-feira, destacou três assuntos em sua fala. Na sequencia do texto ele detalha os temas abordados.
 Inicialmente o vereador parabenizou seu colega de parlamento, vereador Geovani Aguiar (PSC), pela votação por unanimidade favorável a ele, do arquivamento do processo que tramitava no Tribunal Regional Eleitoral (T.R.E), que de acordo com Emir, o deixa apto a concorrer nas eleições municipais deste ano
Mesmo já estando elaborado o cronograma de atendimento itinerante do T.R.E, Emir Aguiar lembrou do protocolo que a Câmara fez através de uma comissão de vereadores junto ao Cartório Eleitoral, solicitando esse cadastramento biométrico para as regiões dos rios Arapiuns e Tapajós. Cita que os pólos de atendimento da biometria terão pólos nas comunidades Cachoeira do Aruã e São Francisco no rio Arapiuns  e no rio Tapajós as centrais de atendimento serão as localidades Vila de Boim e Parauá. De acordo com Aguiar, nessas duas regiões, estão concentrados de 15 a 18 por cento dos eleitores do município de Santarém e ele disse esperar que todos sejam atendidos.
Finalizando sua fala na tribuna, Emir Aguiar deu conhecimento de requerimento de sua autoria, que solicita da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a recuperação da Avenida  Alvorada, principalmente no trecho entre curuá-Una e Rua Jari. Onde segundo o vereador, os moradores da via reclamam pela sua recuperação.