terça-feira, 8 de março de 2016

Comunidade de Água Preta realiza soltura de quelônios

Evento contou com a participação da Semma, Ibama, Colônia de pescadores Z-20 e Projeto Iara


Soltura de quelônios na água preta
Soltura de quelônios na água preta
Na última sexta feira (04/03), moradores da Comunidade de Água Preta, região do Aritapera, às margens do Rio Amazonas, realizaram a soltura de mais de 5 mil filhotes de quelônios. A ação teve apoio dos fiscais e a equipe de Educação Ambiental da Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semma), que palestraram para as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. O evento contou também com a participação do Ibama, Colônia de pescadores Z-20 e Projeto Iara.
Os moradores da comunidade mantém o hábito de preservar esses animais, com o objetivo de cuidar para que as crianças possam crescer e continuar usufruindo dessa cultura. De acordo com Adailson Ribeiro da Rocha, presidente da comunidade, “já houve fartura desses quelônios, por isso os moradores estão dando continuidade a esse trabalho para que as crianças que estão vindo agora possam ver a fartura”.
Esta iniciativa é desenvolvida a cerca de 20 anos. Para ter a garantia que os quelônios possam nascer e ter condições de retornar a natureza de maneira segura, os moradores realizam o monitoramento dos ninhos. Esse trabalho começa a ser desenvolvido em setembro, quando são conferidos a quantidade de animais, além disso, os pequenos bichinhos são tratados e alimentados até ficarem prontos para a soltura.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS