sexta-feira, 18 de março de 2016

Emir Aguiar: “Governador está maquiando contas do Estado”

Vereador Emir Aguiar faz duras críticas ao governador Simão Jatene


Vereador Emir Aguiar faz duras críticas ao governador Simão Jatene
Vereador Emir Aguiar faz duras críticas ao governador Simão Jatene
A falta de ações do governador Simão Jatene (PSDB) para melhorar o trânsito de Santarém levou o vereador Emir Aguiar (PR), a tecer duras críticas ao gestor estadual, na sessão de segunda-feira, 14, da Câmara Municipal. Emir afirmou que Jatene está maquiando as contas do Estado para dizer que está tudo bem, mas o que se vê é uma crise estabelecida no Brasil e também no Pará, uma vez que o Governador não consegue fazer os repasses constitucionais aos municípios.
Emir Aguiar criticou o descaso com o trânsito, em decorrência, segundo ele, da falta de investimentos dos recursos que são arrecadados por Santarém e recolhidos aos cofres do Pará. De acordo como o Vereador, a governo do Estado não assinou o convênio com o município de Santarém e por conta disso, o trânsito está um verdadeiro caos.
O atraso na assinatura desse convênio se arrasta desde o ano passado, que de acordo Emir, em decorrência da falta de contrapartida por parte do Município. “Para assinatura do convênio o governo estadual está exigindo carros, combustíveis, coletes a prova de bala, armas entre outros itens e que redunda em elevados gastos por parte do Município”, disse o Vereador.
Ele afirmou que em 2015 o Estado arrecadou mais de R$ 22 milhões em Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e só devolveu ao Município cerca de R$ 12 milhões. “O que nos revolta é a justificativa do governo municipal de que não dispõe de dinheiro para renovar o convênio e nem para fazer a pintura das faixas de pedestre, o que deixa as pessoas vulneráveis e expostas a acidentes”, advertiu.
Emir Aguiar disse que infelizmente as faixas de pedestres das principais ruas de Santarém estão completamente apagadas, colocando em risco principalmente as crianças, grávidas e os idosos. O Vereador sugeriu à Comissão de Transporte da Câmara que convoque a titular da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Heloísa Almeida, para explicar os motivos que impedem a assinatura desse convênio, para que os vereadores possam contribuir com as discussões.
“Até agora o que se observa é que estão andando em circulo e não conseguem avançar, deixando a população completamente desprotegida com relação à desorganização do trânsito em decorrência da falta de fiscalização”, declarou.
Emir falou, ainda, que a anúncio de que o Pará não está em crise é uma falácia. Segundo ele, o que está ocorrendo é uma verdadeira maquiagem da gestão, mas os problemas na base da sociedade são latentes. O Vereador recordou o episódio de 2015, em que a estudante Riviane Carvalho, do colégio Rio Tapajós, denunciou na presença do governador Simão Jatene que aquela reforma era uma maquiagem de péssima qualidade. “É exatamente isso que o Governador está fazendo no Pará inteiro, uma maquiagem ruim na gestão. Além disso, deixa de fazer os repasses constitucionais aos municípios, como Santarém que há muito tempo não recebe os recursos que seriam destinados à saúde e ao transporte escolar”, denunciou.
O Vereador disse que Simão Jatene está maquiando as contas do Estado para dizer que está tudo  bem, mas o que se vê é uma crise estabelecida no Brasil e também no Pará, e neste caso, diante do estado de abandono que tem relegado a população do interior.
BIOMETRIA NAS COMUNIDADES DO PLANALTO: O vereador Ronan Liberal Júnior (PMDB), em contato com nossa reportagem, destacou sua participação no encontro nacional do PMDB em Belém e também solicitou que o trabalho de biometria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) seja estendido às comunidades de planalto do município de Santarém.
Ronan reconheceu que o trabalho de biometria no interior do Município é muito importante para dar acesso a todos com relação ao processo de recadastramento dos títulos de eleitor. Dessa forma, o Vereador solicitou que o mesmo serviço seja expandido às comunidades de planalto, principalmente aquelas que ficam mais distantes da sede do Município. “Da mesma forma que os eleitores das regiões de rios e de várzea tiveram oportunidade de fazer os seus recadastramentos, aos cidadãos e cidadãs que moram no planalto também deve ser dada a mesma oportunidade”, observou.
Ronan destacou que o empenho das instituições responsáveis pela biometria é indispensável e notório, uma vez que as pessoas precisam se preparar para participar de um dos momentos mais importantes da democracia brasileira, as eleições municipais, quando vão escolher Prefeito e vereadores.
Além disso, o Vereador foi informado que estão faltando poucos cadastros para atingir 200 mil eleitores. “Então, nesses poucos dias que restam para fazer a biometria é preciso que a população fique atenta para fazer o recadastramento e que a Justiça Eleitoral também facilite a acessibilidade, no sentido de levar o serviço aos eleitores que estão mais distantes”, declarou.
O Vereador informou que em decorrência da proximidade do término da programação da biometria em Santarém, entrou com um requerimento solicitando que a biometria seja disponibilizada às comunidade do planalto santareno. “Com isso, não ganha apenas o eleitor, mas o município de Santarém que vai contar com maior número de pessoas envolvidas no processo, para escolher de forma mais representativa e abrangente os seus representantes”, observou.
Sobre o encontro do PMDB, Ronan comentou que o presidente nacional do partido, Michel Temer, dirigiu encaminhamentos que serão envidados nos próximos 30 dias a todos os dirigentes do partido no Pará e no Brasil. De acordo com o Vereador, na convenção da juventude do PMDB houve conquistas importantes ao Pará, com a indicação da primeira vice-presidência do Norte, o que significa mais fortalecimento político à região.
Por: Manoel Cardoso/Impacto