Lago do Tapari, na foto de Margarida
O lugar é destacado pela beleza cênica, facilidade de acesso e o contato com a natureza, tornando-se cada vez mais prestigiado pelos turistas

Lago do Tapari, na foto de Margaria Dias
Lago do Tapari, na foto de Margaria Dias
O lago foi descoberto pelo público santareno no final dos anos de 1990, através de uma reportagem da TV Tapajós (afiliada Rede Globo), no quadro Paraísos Selvagens, que a emissora mantinha com exibição aos sábados. O Lago do Tapari emergiu como que por encanto, já que até aquele momento quase ninguém tinha ouvido falar sobre o lugar.
Lago do Tapari, na foto de Margaria Dias
Lago do Tapari, na foto de Margaria Dias
De lá para cá, o conceito e a beleza do lago se mantêm distante do assédio da maioria das pessoas. Para se chegar até o lugar é necessário, uma caminhada de uns dez minutos entre propriedades particulares. Ou seja, somente quem conhece a área se dispõe a caminhar sem preocupação. De alguma forma, essas barreiras impedem um fluxo mais intenso, o que prejudicaria a manutenção do lugar da maneira como se encontra.
Na verdade, existem duas formas de se alcançar o Lago do Tapari. Uma, a partir da praia de Ponta de Pedras, o que pode ser possível depois de um deslocamento de automóvel de cerca de 10 minutos, em marcha lenta. A outra forma, num traçado completamente diferente, saindo de Santarém, para entrar na comunidade, com uma visão completamente diferente, passando em outras comunidades.
Mas o mais relevante é poder chegar ao Lago do Tapari. O lugar é mesmo de impressionar.