sexta-feira, 18 de março de 2016

Nélio Aguiar: “População de Santarém tem que ser tratada com respeito”

Médico critica inauguração de “fachada” de leitos no HRBA


Médico critica inauguração de “fachada” do leitos no Hospital Regional
Médico critica inauguração de “fachada” do leitos no Hospital Regional
Em Santarém, oeste do Pará, os caos na saúde pública tem se intensificado. Pacientes e acompanhantes sofrem com o precário atendimento. Com enfermarias lotadas, as pessoas que procuram atendimentos acabam por ocupar os corredores do Pronto Socorro Municipal. De acordo com denúncias, pacientes em estado grave de saúde, que precisam com urgência serem encaminhados para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), acabam vindo a óbito devido a falta de tratamento adequado.
Diante desta realidade, o médico Nélio Aguiar, informou à nossa equipe de reportagem, que indignado com essa situação, acionou o presidente da Assembléia Legislativa do Pará, deputado estadual Márcio Miranda, para que o mesmo possa reivindicar na Alepa, a efetiva implantação da ampliação dos leitos de UTI do Hospital Regional do Baixo Amazonas.
“Eu estive presente com o presidente da Assembléia Legislativa, e cobrei um posicionamento do deputado Márcio Miranda, para que realize a cobrança junto ao Governo do Estado, a questão do funcionamento da UTI do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Em 2014, durante o processo eleitoral, foi inaugurada a ampliação da UTI do Regional, mais 24 leitos. Acontece que foi uma inauguração para inglês vê. Inauguraram o quê? Apenas o espaço físico, apenas obras de engenharia. E não é isso que é entregar uma UTI para a população. A UTI tem que se entregue funcionando, com médico, com enfermeiro, com técnico de enfermagem, com equipamentos, enfim, os leitos funcionando em sua plenitude, salvando vidas. De outra forma não adianta, dizer que ampliou a UTI, se ela não presta nenhum serviço à população”, informou Nélio Aguiar.
Para o médico, é preciso ter coragem para defender os interesses da população. E não ficar brincando com coisa séria, como é o caso de questões relacionadas à saúde.
“Nós temos denúncias. Várias pessoas nos procuraram. Pacientes estão morrendo na fila, precisando de leito de UTI. É o maior sufoco quando alguém precisa de um leito de UTI, está sempre ocupado. A gente não consegue internar os pacientes, que na maioria das vezes fica largado em maca no corredor do Hospital Municipal. Muitos morrem na sala de reanimação. E não tem leito para atender essa população. Essa inauguração de fachada é politicagem, isso não se deve fazer. A população de Santarém tem que ser tratada com respeito, com dignidade. É o direito do cidadão ter acesso a UTI. Esse negócio do governo do Estado vir aqui há dois anos, fazer uma inauguração de fachada, junto com a Pró-Saúde, e até hoje não colocar para funcionar de uma vez por toda essa UTI, eu não concordo com isso, saúde não se trata assim, principalmente o povo de Santarém não se trata assim. Nós exigimos dignidade e respeito com o povo santareno, e por isso nós cobramos um posicionamento junto ao deputado Márcio Miranda, que é presidente da Assembléia Legislativa, que possa interceder junto a Sespa, que o governo do Estado coloque realmente para funcionar de uma vez por todas os leitos de UTI no Hospital Regional”, concluiu Nélio Aguiar.
BLOG DO COLARES - informações Edmundo Baía Júnior/Impacto