quarta-feira, 16 de março de 2016

O Ministro Gilmar Mendes(STF) compara ida de Lula para ministério a nomeação de empreiteiro

Para ministro do STF, Lula é investigado como 'chefe' de grupo criminoso. Ele disse que STF pode discutir se processo contra Lula fica com Moro.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comparou nesta quarta-feira (16) a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil à indicação para  um ministério de um empreiteiro preso. Para o ministro, o caso deve ser visto "com preocupação", por poder se tratar de uma tentativa de mudar o foro de tramitação das investigações do petista.

Nos últimos dias, ministros do núcleo político do governo têm repetido que o objetivo da ida de Lula para o ministério seria ajudar a presidente da República a recompor a base política no Congresso Nacional e tentar barrar o processo de impeachment. No entanto, a consequência prática mais imediata da nomeação de Lula para um ministério, no entanto, é que o ex-presidente sai do alcance do juiz federal Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância.

“Vamos analisar. É um assunto digno de preocupação para o tribunal. Imagine os senhores que daqui a pouco a presidente da República decida nomear um desses empreiteiros que está preso lá em Curitiba como ministro dos Transportes ou da Infraestrutura. Nós passamos a ter uma interferência muito grave no processo criminal”, afirmou Gilmar Mendes ao chegar para sessão do plenário do STF.


O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta-feira (16), por meio de nota oficial, a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro da Casa Civil, no lugar de Jaques Wagner, que será deslocado para a chefia de gabinete da presidente Dilma Rousseff.