Ações desenvolvidas pelos vereadores, visando amenizar os problemas que a população enfrenta no seu dia a dia, e que segundo Dayan Serique (PPS) envolve também outros vereadores da Câmara de Santarém.
O vereador Dayan Serique (PPS), na tribuna da Câmara, na sessão de quarta-feira, 23/03, fez um resumo das ações parlamentares desenvolvidas no mês de março, visando amenizar os problemas que a população enfrenta no seu dia a dia, e que segundo Dayan envolve também outros vereadores da Câmara de Santarém.
O vereador disse que a população ribeirinha enfrenta dificuldades com relação ao transporte de combustíveis para as comunidades. Com relação a esse assunto, a Câmara formou uma comissão com a representação dos vereadores, de bairros e das embarcações para elaborar uma proposta e, em seguida, apresentar a Capitania dos Portos a fim de conciliar as necessidades dos ribeirinhos às normas de segurança da Marinha. “Esse transporte de combustível é imperioso porque nas regiões do Tapajós e do Arapiuns, em especial, nas comunidades da Resex não há energia elétrica firme. O Programa Luz para Todos nunca chegou lá e com isso a população não tem outra alternativa a não ser recorrer aos motores de luz”.
Dayan disse que diante dessa necessidade não há como simplesmente suspender o transporte de combustíveis sem discutir o assunto até encontrar uma proposta conciliadora. “É isso que essa comissão está fazendo até encontrar uma solução que atenda a lei e as necessidades de nossos ribeirinhos”.
O vereador também destacou a importância da expansão das ações das instituições de ensino técnico e superior, tais como a Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará  (IFPA), para atender as comunidades pólos do interior do município. De acordo com Dayan em comunidades como Boim, Parauá e Vila Curuai foram instalados cursos de nível superior, ofertados por universidades particulares, mas o grande problema é que a maioria não é idônea. “As pessoas pagam as mensalidades com boa fé, mas na hora de receber o certificado se deparam com a decepção de que o documento não tem validade, ou seja, as pessoas do interior então sendo enganadas”, e o vereador questiona: “se as universidades particulares conseguem chegar, por que as instituições públicas não conseguem?”
Portanto, disse o vereador, fica aqui o desafio para que essas instituições incluam em seus planejamentos a zona rural do município como um pólo universitário, para levarem a essas regiões conhecimento e transferência de tecnologias a fim de mudar a vida das pessoas que moram no interior.
Dayan Serique também destacou a entrega de uma ambulância traçada, que a prefeitura viabilizou para atender as demandas do planalto. De acordo com Serique em período chuvoso há ramais que ficam praticamente intrafegáveis e um veículo com essas características atende as necessidades. O vereador disse que muitas vezes a ambulância que não é traçada chega próximo, mas não consegue entrar no ramal devido as dificuldades e acaba não socorrendo o enfermo. Além disso, o vereador ressaltou que no mês de abril o prefeito Alexandre Von vai entregar para a comunidade mais dois centros de saúde: um no Parauá e outro em Boim, além de uma ambulância à comunidade do Tabocal.