A situação perigosa acontece na Avenida Moaçara, na segunda-feira, dia 04
Um caminhão foi flagrado por nossa
reportagem, por volta de 17h30, de segunda-feira, 04, transportando
madeira de forma perigosa, na Avenida Moaçara, no bairro da Floresta, em
Santarém, oeste do Pará. Sem apresentar equipamentos de segurança para
transportar madeira na carroceria, como lona, o caminhão trafegou
livremente pela via, sem qualquer inspeção por parte dos órgãos
fiscalizadores.
A única medida de proteção adotada era
feita com as próprias madeiras transportadas. Motoristas, ciclistas,
motociclistas e pedestres temerem acontecer acidente, caso um pedaço de
madeira caísse da carroceria do caminhão. Houve um momento em que o
caminhão fez um movimento mais brusco e por pouco não caíram pedaços de
madeira sobre o asfalto.
Moradores da Avenida Moaçara dizem que
são frequentes caminhões trafegaram no local transportando vários tipos
de cargas de forma perigosa e sem nenhum tipo de fiscalização. Acidentes
já aconteceram na Moaçara envolvendo caminhões.
De acordo com um morador, a falta de
fiscalização é um dos motivos do grande número de imprudências cometidas
na Avenida Moaçara. “Já vi muitos casos assim. É um perigo tanto para
motoristas, quanto para ciclistas e pedestres. A madeira causa perigo,
sem contar que em alguns casos, vai caindo no meio da via. Outro perigo é
que um pedaço pode cair e atingir veículos. Ninguém faz nada pra coibir
essa situação”, cobra.
Os moradores contaram, ainda, que
presenciam constantemente cargas sendo derrubadas nas ruas pelos
caminhões. “Se um caminhão estiver transportando madeira e um motoqueiro
estiver trafegando na via com a viseira aberta, é quase certo que o pó
da serragem entre no olho do condutor, podendo causar um acidente. Por
isso eu sempre mantenho distância no momento que dirijo”, alertou um
motorista.
LEGISLAÇÃO: O Conselho
Nacional de Trânsito (Contran), diz que a lona ou tela, que deve
proteger a carga transportada, é um equipamento obrigatório dos
caminhões, conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003. Muitos
veículos até possuem a lona, mas não utilizam do material. Com base no
Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para quem descumprir as
regras é de R$ 127,69 além de cinco pontos na carteira, sendo
considerada infração grave.
Fonte: RG 15/O Impacto
