quarta-feira, 6 de abril de 2016

Caminhão flagrado transportando carga sem segurança

A situação perigosa acontece na Avenida Moaçara, na segunda-feira, dia 04


Caminhão flagrado transportando madeira ilegalmente
Caminhão flagrado transportando madeira ilegalmente
Um caminhão foi flagrado por nossa reportagem, por volta de 17h30, de segunda-feira, 04, transportando madeira de forma perigosa, na Avenida Moaçara, no bairro da Floresta, em Santarém, oeste do Pará. Sem apresentar equipamentos de segurança para transportar madeira na carroceria, como lona, o caminhão trafegou livremente pela via, sem qualquer inspeção por parte dos órgãos fiscalizadores.
A única medida de proteção adotada era feita com as próprias madeiras transportadas. Motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres temerem acontecer acidente, caso um pedaço de madeira caísse da carroceria do caminhão. Houve um momento  em que o caminhão fez um movimento mais brusco e por pouco não caíram pedaços de madeira sobre o asfalto.
Moradores da Avenida Moaçara dizem que são frequentes caminhões trafegaram no local transportando vários tipos de cargas de forma perigosa e sem nenhum tipo de fiscalização. Acidentes já aconteceram na Moaçara envolvendo caminhões.
De acordo com um morador, a falta de fiscalização é um dos motivos do grande número de imprudências cometidas na Avenida Moaçara. “Já vi muitos casos assim. É um perigo tanto para motoristas, quanto para ciclistas e pedestres. A madeira causa perigo, sem contar que em alguns casos, vai caindo no meio da via. Outro perigo é que um pedaço pode cair e atingir veículos. Ninguém faz nada pra coibir essa situação”, cobra.
Os moradores contaram, ainda, que presenciam constantemente cargas sendo derrubadas nas ruas pelos caminhões. “Se um caminhão estiver transportando madeira e um motoqueiro estiver trafegando na via com a viseira aberta, é quase certo que o pó da serragem entre no olho do condutor, podendo causar um acidente. Por isso eu sempre mantenho distância no momento que dirijo”, alertou um motorista.
LEGISLAÇÃO: O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), diz que a lona ou tela, que deve proteger a carga transportada, é um equipamento obrigatório dos caminhões, conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003. Muitos veículos até possuem a lona, mas não utilizam do material. Com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para quem descumprir as regras é de R$ 127,69 além de cinco pontos na carteira, sendo considerada infração grave.
 Fonte: RG 15/O Impacto